O Ministério Público Federal (MPF) acompanhou, nesta quarta-feira (14), a entrega de óculos de grau e documentos de identidade a pessoas em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade social em Arapiraca. A ação beneficia participantes do 1º Mutirão Pop Rua Jud, realizado no município em novembro de 2025.

 

Os óculos foram disponibilizados por meio de uma parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), após atendimentos oftalmológicos feitos durante o mutirão. Parte do material não pôde ser entregue no dia do evento e começou a ser distribuída agora, no Centro Pop de Arapiraca e durante atividades do Programa Viver Melhor.

Quem ainda não recebeu os óculos poderá retirá-los no Centro Pop ou no Albergue Noturno Monsenhor José Neto. Já os óculos para leitura devem ser entregues nas próximas semanas.

 

Em relação aos documentos de identidade, a maioria dos RGs já havia sido entregue anteriormente pela Casa de Direitos. Nesta quarta-feira, o MPF fez a entrega de cinco documentos que ainda estavam pendentes, após localizar os beneficiários durante uma ação no bairro Jardim das Paineiras.

O 1º Mutirão Pop Rua Jud foi coordenado pelo MPF e integrou uma mobilização nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Arapiraca, mais de 600 atendimentos foram realizados em um único dia, com serviços nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, regularização documental e orientação jurídica.

A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas com a garantia de direitos básicos e com a continuidade do atendimento à população em situação de rua.

 

*Com informações da Ascom MPF

Fotos: Ascom MPF