Apenas nesta terça-feira (13), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) registrou 16 ocorrências de incêndio em vegetação em diferentes regiões de Alagoas. As ações mobilizaram equipes operacionais e evidenciaram a necessidade de atenção redobrada da população, sobretudo em áreas rurais e próximas a zonas habitadas.

Conforme a assessoria da corporação, entre 1º e 13 de janeiro de 2026 já foram contabilizados 70 registros desse tipo de ocorrência. No ano de 2025, foram atendidos 907 casos de incêndios florestais no estado, números que evidenciam a recorrência desse tipo de situação e a importância das ações preventivas.

Houve um incêndio de média a grandes proporções em uma plantação de milho na zona rural do município de Craíbas. A guarnição Auto Bomba Tanque (ABT-17) foi acionada para o combate. “Três militares atuaram na ocorrência, utilizando extintores com abafadores, bombas costais e água da viatura para conter o avanço das chamas”, informou a assessoria.

Parte da vegetação atingida, em uma serra de difícil acesso, ainda apresentava focos de incêndio, sendo controlados por meio da técnica de aceiro, impedindo a propagação do fogo.

Em Arapiraca, no bairro Senador Nilo Coelho, outro incêndio em vegetação foi debelado. Na operação, foram empregadas duas viaturas e seis militares, que utilizaram água, mangotinho e bombas costais para extinguir completamente as chamas e evitar riscos a imóveis próximos.

“Diante do aumento no número de ocorrências, o CBMAL reforça o alerta para que a população evite o uso do fogo para limpeza de terrenos, descarte inadequado de resíduos ou qualquer prática que possa provocar incêndios. Em caso de emergência, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”, orienta a corporação.

*Com Ascom CBMAL