A Prefeitura de Maceió deu início, no final do mês passado, às obras de requalificação do Mercado da Produção, no bairro Levada. Inaugurada em 1978, a edificação ficou deteriorada com o passar do tempo, enfrentando também problemas crônicos de alagamento durante o período chuvoso.

Maior centro de abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros, carnes e pescados de Alagoas, o mercado será totalmente reformulado e ampliado em 25.724,29 m², passando a uma área total de intervenção de 56.524,7 m². Somente o estacionamento ocupará 12.966,55 m².

“Teremos uma estrutura inovadora, com qualidade primordial. Além de fornecer condições dignas de trabalho aos permissionários, o novo Mercado da Produção se tornará um ponto turístico da cidade, com total acessibilidade e cerca de 900 vagas para estacionamento”, comemora Rodrigo Cunha, vice-prefeito de Maceió e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Mercado do Biu está na reta final de serviços. Foto: Julya Beatriz/ Ascom Seminfra

Mercado do Biu está na reta final de serviços. Foto: Julya Beatriz/ Ascom Seminfra

 

Benedito Bentes

O novo mercado público do Benedito Bentes está com obras avançadas, com mais de 85% dos serviços executados. Ocupando uma área de 1.575,90 m², o equipamento público possui mais de 100 boxes equipados com balcões de granito, além de banheiros adaptados, lanchonetes e 24 tarimbas para comercialização de carne, frango, frutos do mar, cereais e outros produtos.

Jacintinho

A Seminfra concluiu a demolição total da antiga estrutura do mercado do Jacintinho. Atualmente estão sendo realizados serviços topográficos para começar a fundação da obra. 

Com área de 1.887,60 m², o projeto é composto de estrutura de galpões em pórticos pré-moldados de concreto armado. Serão 84 boxes e 44 tarimbas destinadas à comercialização de produtos.

A obra também contempla um restaurante, lanchonetes e banheiros, além da área administrativa e outras estruturas que vão proporcionar conforto e segurança para comerciantes e clientes que circulam pelo local.

Tabuleiro do Martins

Outro bairro que ganhará um novo mercado público é o Tabuleiro do Martins. O terreno para onde os feirantes serão realocados já está recebendo serviços de infraestrutura. Dessa forma, em breve, deve começar a construção do mercado na região da tradicional feirinha do Tabuleiro.

Com área de 1.095,42 m², o futuro empreendimento terá estrutura de galpão pré-moldado, com ventilação natural e entrada de luz, piso tátil e rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência.

O projeto da obra no Tabuleiro inclui áreas de convivência e de alimentação, tarimbas para manuseio de carne, frango e pescado, além de setores para comercialização de cereais e diversos produtos.