O vereador de Maceió, Kelmann Vieira (MDB), anunciou, na noite dessa quinta-feira (8), que ficará afastado das redes sociais pelos próximos dez dias. A informação foi divulgada por meio de uma nota publicada em seus perfis oficiais.

No comunicado, o parlamentar afirmou que o afastamento ocorre por “questões de foro íntimo” e destacou que pretende, durante esse período, dedicar-se à resolução de assuntos pessoais e políticos. Kelmann também afirmou esperar a compreensão de amigos e parceiros.

Apesar do anúncio, o vereador não detalhou quais seriam essas questões, informando apenas que os esclarecimentos serão prestados ao público após o seu retorno às plataformas digitais.

 

O afastamento de Kelmann gerou diversas especulações nos bastidores da política local, principalmente em razão de sua posição estratégica: ele é líder do prefeito JHC (PL) na Câmara Municipal e era considerado um dos principais porta-vozes sobre o futuro político do gestor, especialmente em relação às discussões envolvendo a eleição de 2026.

O vereador costumava usar suas redes sociais para divulgar bastidores da política, incluindo comentários sobre uma possível candidatura de JHC ao governo de Alagoas.

Em novembro do ano passado, Kelmann movimentou o cenário político estadual ao afirmar, em suas redes sociais, que havia recebido “informações quentíssimas” vindas do Sertão e também do âmbito nacional, capazes de “abalar as estruturas da classe política local”. Sem fornecer detalhes, declarou que as revelações seriam divulgadas até o fim do mês e teriam efeito “catastrófico” para a oposição.

Em publicações de tom enigmático, ele reforçou que sinais anteriores por ele apontados estariam se confirmando e que novos indícios surgiriam nos dias seguintes. “Eu falei e repito: haverá sinais de tudo que estou colocando aqui, e os políticos de oposição que gostam de bets de eleição vão ficar tontos! É bombástico!”, declarou.

Já em dezembro do ano passado, Kelmann Vieira voltou a usar as redes sociais para denunciar supostas tentativas de intimidação política após assumir posição no atual cenário político. Em postagem no Instagram, afirmou: "nos últimos dias meus adversários políticos tentaram me intimidar por eu ter feito simplesmente uma opção política”.

Segundo o parlamentar, ao longo de sua trajetória jamais entrou “na seara pessoal de ninguém”, nem fez política de forma “ardilosa e mesquinha”. Ele também criticou o que classificou como uma “casta de políticos que hoje se sentem acima do bem e do mal”, dizendo esperar que essas pessoas “não queiram me intimidar, nem me ameaçar”.

Kelmann afirmou ainda estar “pronto para o embate político”, fazendo um alerta de que “se houver algum sinal de ameaça ou intimidação irei reagir com toda minha força e minha coragem”.

Ao final, declarou já estar “ciente de tudo, tomando todas as precauções e, se for necessário, irei até as últimas consequências”, enfatizando que “a política é feita de escolhas e não de ameaças covardes”.