O ministro dos Transportes, Renan Filho, assina nesta sexta-feira (9) a medida administrativa que autoriza a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados bons condutores, ou seja, aqueles que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses.
Com a decisão, os condutores responsáveis não precisarão realizar exames presenciais, se deslocar até unidades do Detran ou pagar qualquer taxa adicional para renovar o documento. Todo o processo será feito de forma automática e digital, por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com a atualização da CNH disponível diretamente no aplicativo da CNH Digital.
Terão direito à renovação automática os motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que reúne condutores sem registros de infrações no período de um ano. Nesses casos, a CNH será atualizada automaticamente no sistema no momento do vencimento do documento.
Segundo o Ministério dos Transportes, o ministro Renan Filho também irá anunciar, ainda nesta sexta-feira (9), as primeiras renovações automáticas que já serão liberadas com a assinatura da medida.
A iniciativa tem como objetivo simplificar o processo de renovação da CNH, reduzir burocracias e valorizar os motoristas que mantêm conduta responsável no trânsito.










