A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) deflagrou, nessa quarta-feira (10), a “Operação Escudo Digital”, que resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão e na apreensão de diversos materiais eletrônicos suspeitos de conter conteúdo de pornografia infantil. As ações ocorreram simultaneamente em Maceió, Arapiraca e São José da Laje.

Coordenada pela Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol) e pelo delegado Thales Araújo, a operação contou com o apoio da Polícia Federal. 

Os agentes recolheram computadores, videogames, pen drives e outros equipamentos que agora serão encaminhados para análise pericial, onde especialistas buscarão identificar arquivos relacionados ao armazenamento e disseminação de material envolvendo crianças e adolescentes.

De acordo com a Polícia Civil, a Escudo Digital integra um conjunto de ações permanentes voltadas ao enfrentamento de crimes cometidos no ambiente virtual, principalmente aqueles que violam direitos e colocam em risco a integridade de menores.

A corporação reforçou que investigações desse tipo vêm sendo intensificadas em Alagoas e que o trabalho conjunto entre forças de segurança é fundamental para desarticular redes criminosas e localizar autores de delitos que atuam de forma anônima na internet.

 

*Com informações da PCAL

Foto de Capa: Ascom PCAL