A Operação Equi-Cobre apreendeu, na manhã dessa quarta-feira (10), 316 kg de cabos e materiais de uso exclusivo da Equatorial Alagoas em sucateiras de Maceió e Coruripe. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram levados às delegacias para prestar esclarecimentos.

Em Coruripe, duas empresas de reciclagem foram vistoriadas e, nas duas, técnicos da Equatorial encontraram materiais utilizados apenas no sistema de distribuição de energia da concessionária. O total apreendido no município foi de 44 kg. Em Maceió, outras duas sucatas foram inspecionadas e somaram 272 kg de cabos recuperados.

A ação contou com o apoio da Polícia Civil, na capital, e da Polícia Militar, em Coruripe.

O furto e a venda desses materiais são crimes e prejudicam a população, causando interrupções no fornecimento de energia e atrasos em obras. A Equatorial Alagoas informou que continuará intensificando as fiscalizações em parceria com os órgãos de segurança.

Somente em 2025, a operação já recuperou 2.106 kg de cabos no estado, em 34 ações realizadas.

Canal de denúncia

A população pode colaborar com as ações de combate a furtos e fraudes. Denúncias anônimas podem ser registradas pela Central de Atendimento, no número 0800 082 0196, ou pelo site da Equatorial www.equatorialenergia.com.br , selecionando o estado Alagoas, na aba “Quero denunciar uma fraude”.

 

*Com informações da Ascom Equatorial