A artista e educadora Vera Marinho vem encantando os setores de Pediatria de hospitais públicos de Maceió com seu projeto mais recente, “Histórias e Cantorias na Pediatria”. O projeto consiste em oferecer atividades de contação de histórias e musicalização às crianças que se encontram em tratamento médico em dois grandes hospitais públicos localizados na cidade de Maceió.
Com uma vasta trajetória na cultura alagoana, Vera Marinho é uma artista apaixonada pelas infâncias e suas nuances. A música, a literatura e a brincadeira são suas aliadas para trabalhar o desenvolvimento infantil, difundindo, de forma lúdica e divertida, a beleza e a riqueza da cultura popular entre as crianças.
Vera é integrante das bandas de música infantil Bambolear e Brincantantes e, atualmente, em seu projeto solo intitulado ‘Cantorias do Brincar’, ministra aulas de musicalização infantil e oficinas em festas e eventos, possibilitando que bebês e crianças conheçam, de maneira criativa, os conceitos musicais, por meio de brincadeiras e jogos.
A ideia principal do projeto “Histórias e Cantorias na Pediatria” é levar às crianças um universo artístico e educativo, onde elas possam descobrir novas histórias e despertar o gosto pela literatura e pela música, o primeiro passo para a formação de novos leitores.
Estão previstas no projeto duas apresentações: uma no Hospital Universitário, no dia 11 de Dezembro de 2025, e a segunda no Hospital Geral do Estado (HGE), no dia 12 Dezembro de 2025. O público-alvo do projeto são crianças de várias idades, que se encontram com algum problema de saúde.
Com o projeto, Vera Marinho pretende proporcionar momentos de alegria, solidariedade e ludicidade a estas crianças, a fim de contribuir para a sua melhora, e levar esperança a elas e aos seus familiares. As atividades contam com intérprete de Libras, promovendo a inclusão de pacientes com deficiência auditiva.
O projeto “Histórias e Cantorias na Pediatria” é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SEMCE).









