A 5ª ExpoGirau, de forma inédita ao longo desses cinco anos de evento, trouxe um projeto repleto de ações voltadas para a classe feminina nesta sexta-feira (5), segundo dia da maior exposição agropecuária e econômica de Alagoas. O “Mulheres do Agro”, idealizado por trabalhadoras girauenses que lidam com a agricultura e outros serviços do campo, promoveu palestras sobre o empreendedorismo da mulher no âmbito rural. Em clima cultural, com muita música, rodas de conversa e protagonismo, a Prefeitura de Girau do Ponciano, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), segue com uma programação inclusiva até as 20h.

 

Com o intuito de qualificar a mão de obra agrícola das girauenses e atrair o público feminino jovem e adulto, o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos e da Câmara Municipal de Vereadores, que realizaram diversas homenagens às líderes do trabalho agricultor e donas de casa. As convidadas fizeram o credenciamento para participar dos seminários e receberam brindes de incentivo — outra forma de fortalecer o poder da independência econômica, já que as lembrancinhas foram produzidas artesanalmente por empreendedoras locais.

 

Durante a abertura do evento, marcada por falas de reflexão, a palestra “Liderança Feminina na Assistência Técnica Gerencial”, mediada pela engenheira agrônoma e superintendente adjunta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Alagoas (Senar/AL), Luana Torres, destacou a crescente participação das mulheres no agronegócio brasileiro.

 

Girau entregou pelo menos 500 títulos rurais em outubro, e uma boa parcela dessas terras pertence a famílias lideradas por mães, tias e avós — realidade semelhante ao restante do estado, onde quase 25% do trabalho no campo é realizado por mulheres, segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE.

 

“O Senar Alagoas oferece gratuitamente cursos de aprendizagem, planejamento e desenvolvimento rural, tudo isso para melhorar a produção estadual e ajudar os pequenos produtores a gerarem renda. Recebi o convite para palestrar no Mulheres do Agro, aqui em Girau do Ponciano, e me sinto honrada. É muito importante preparar as trabalhadoras, e o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) auxilia nessa jornada. A maioria das famílias rurais é liderada por mulheres; elas são a principal fonte de renda e necessitam desse aprimoramento de gestão. Espero que as produtoras de Girau aprimorem o conhecimento no campo, cresçam cada vez mais e podem contar com a assistência do Senar”, destaca a representante do órgão estadual.

 

O momento também foi marcado por relatos de superação na produção bovina, além de palestras sobre o desenvolvimento da apicultura na região e da mesa-redonda “Vozes do Agro Feminino”, que contou com a presença de autoridades, especialistas em zootecnia e convidadas do setor. O prefeito Bebeto Barros, o vice-prefeito Osvaldo Alexandre, as vereadoras Isabel Luiz, Maria Militão e Flavia Barros, a primeira-dama Rafaella Barros e a secretária municipal da Mulher e dos Direitos Humanos também prestigiaram o evento.

 

Ainda durante a programação da exposição, os produtores de gado e cabras leiteiras realizaram a segunda ordenha para garantir a participação no torneio, que neste ano vai distribuir mais de R$ 80 mil em prêmios para os vencedores das categorias. Os visitantes chegaram cedo, compartilharam momentos em família, acompanharam as apresentações culturais e aproveitaram os estandes de degustação e oferta comercial.