O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (4), a situação de emergência em 147 cidades brasileiras afetadas por desastres naturais. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Entre os municípios listados, o estado de Alagoas aparece com a cidade de Maravilha, que teve a situação de emergência reconhecida em razão do período de estiagem — caracterizado pela redução temporária e significativa das chuvas.
A estiagem em Maravilha coloca o município entre as localidades que precisam de atenção imediata do Governo Federal, ao lado de cidades da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. O reconhecimento facilita o acesso a apoio emergencial e garante celeridade no atendimento às demandas da população afetada.
Além de Alagoas, o documento também contempla diversos outros municípios do país atingidos por seca, fortes chuvas, queda de granizo ou vendaval.
Com o reconhecimento federal, Maravilha (AL) já está apta a solicitar recursos destinados a ações de defesa civil, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para equipes de campo, kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, entre outros itens essenciais.
As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica da Defesa Civil Nacional, o município receberá autorização por meio de portaria publicada no DOU.
A Defesa Civil Nacional também oferece capacitações on-line para agentes municipais e estaduais, com foco no uso do S2iD e na qualificação das equipes que atuam na gestão de riscos e desastres.









