A equipe social do Ronda no Bairro procedeu, na manhã desta quinta-feira (4), dois encaminhamentos de pessoas em vulnerabilidade que estavam em situação de rua no centro de Maceió para abrigos. As ações ocorreram durante o trabalho de busca ativa conduzido pelos agentes sociais de proximidade na Praça dos Martírios como parte do Plano Centro Seguro, ação estratégica da Secretaria de Segurança Pública (SSP) em parceria com a Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) e a Aliança Comercial.

 

No primeiro caso, agentes do Ronda no Bairro identificaram um homem de 58 anos, natural de Jaboatão dos Guararapes (PE), que relatou que precisava de apoio para obter novos documentos pessoais, já que havia perdido os anteriores, além de solicitar encaminhamento para um abrigo.

 

A equipe providenciou atendimento imediato na Casa de Direitos, onde foram iniciados os procedimentos para emissão de novas vias da Carteira de Identidade Nacional e do CPF. Em seguida, os agentes conseguiram uma vaga em uma entidade de acolhimento, para onde o homem foi conduzido com apoio de uma guarnição operacional.

 

No segundo atendimento, também na Praça dos Martírios, um homem de 38 anos, natural de União dos Palmares, pediu auxílio para ser abrigado. Após contatos telefônicos, a equipe confirmou vaga na Casa de Ranquines, na região central, e providenciou o encaminhamento.

 


 

 

Com o Plano Centro Seguro, o Ronda no Bairro intensificou a atuação de suas equipes operacionais e sociais ao longo do mês de dezembro, período de grande circulação de pessoas devido às compras de fim de ano.

 

Além do reforço no policiamento a pé, com motocicletas e viaturas, o trabalho social preventivo também foi ampliado para garantir maior proteção, cuidado e assistência à população.