Toda segunda-feira, o compromisso é o mesmo: às 14h, no Centro de Estudos, integrantes do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió se reúnem para acompanhar as atividades agendadas para a semana. Os participantes têm mais de 60 anos, a maioria até mais de 70, e estão em busca de informações alinhadas às suas realidades.
No dia 1º de dezembro, a coordenadora do Serviço de Geriatria, geriatra Helen Arruda, e o provedor da instituição, Humberto Gomes de Melo, encerraram as aulas de 2025 com uma programação dedicada a relembrar os principais momentos do ano.
“É muito gratificante perceber os resultados que alcançamos ao trazer profissionais de várias especialidades da própria Santa Casa para compartilhar informações extremamente relevantes para quem frequenta o grupo, para pessoas que já são idosas ou estão nesse processo de envelhecimento, visando um envelhecer mais saudável e ativo”, destacou Helen.
A cada encontro, os participantes têm a oportunidade de discutir temas relevantes, como noções de primeiros socorros, disfagia (quando se tem a dificuldade de engolir alimentos sólidos e líquidos), prevenção de quedas, saúde bucal, inclusão digital, entre outros.
“Falamos sobre formas de envelhecer bem, envelhecer melhor e de maneira ativa e saudável”, destaca a geriatra.
O Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió soma 16 anos de atividades e conta com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa da instituição. Além de médicos de várias especialidades, as aulas contam com a participação de farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais, além de profissionais das áreas de tecnologia e direito sociais.










