O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Buarque, destacou em Brasília na penúltima reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIC), nessa quinta-feira (27), a importância dos tópicos discutidos e pactuados nesse fórum que, segundo ele, traz resoluções sobre saúde pública que interferem de forma positiva na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Cada item apresentado e debatido na CIT, preenche algum vazio assistencial ou soluciona algum gargalo de um ou mais município brasileiro. Por isso é tão importante participarmos ativamente da CIT" , reforçou Rodrigo.

Na oportunidade foram pactuados o custeio para atuação em territórios quilombolas e respostas às emergências em saúde pública no âmbito do SUS.

Foram  apresentadas as novidades do Programa Mais Médicos pelo Brasil; bem como o primeiro episódio da segunda temporada de web documentários das iniciativas municipais sobre imunização. Em pauta constou ainda  o Programa Agora Tem Especialistas que tem o objetivo de promover formação técnica na área da saúde para atender a necessidade de qualificação do setor. Rodrigo também participou da reunião da Diretoria do Conasems, que discutiu temas relevantes sobre o SUS.