Agentes de proximidade bilíngues do Programa Ronda no Bairro realizaram, na manhã desta quarta-feira (19), a recepção aos turistas que desembarcaram no Porto de Maceió com a chegada do navio Costa Favolosa, de bandeira italiana. A embarcação trouxe mais de 3.700 visitantes e abriu oficialmente a temporada de cruzeiros 2025/2026, que contará com 33 atracagens até abril do próximo ano.

A ação integra a Operação Verão que é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A operação reforça a atuação do Ronda no Bairro na Orla marítima de Maceió e na Praia do Francês, áreas de grande fluxo turístico e entre os principais cartões-postais de Alagoas.

Durante o desembarque, os agentes bilíngues deram as boas-vindas aos turistas, oferecendo orientações sobre pontos turísticos, informações úteis e dicas de segurança. A recepção também conta com a apresentação dos saxofonistas da Banda de Música do Ronda no Bairro, destacando a hospitalidade do povo alagoano.

Além da presença dos bilíngues no Terminal de Passageiros, o entorno do Porto recebeu reforço no patrulhamento, garantindo maior sensação de segurança para turistas e trabalhadores da região.

Com a Operação Verão, toda a faixa litorânea de Maceió, do Pontal da Barra ao bairro de Ipioca, passa a contar com incremento no policiamento de proximidade. O efetivo será ampliado com mais 10 guarnições, totalizando 40 agentes atuando em diferentes modalidades de patrulhamento: motos, bicicletas, patinetes e viaturas. As ações ocorrerão em horário estendido, das 7h à noite.

A Operação Verão também será executada na Praia do Francês, quinto território de atuação do Ronda no Bairro, com as mesmas ações programadas: reforço do policiamento, atuação de agentes bilíngues, intensificação da Equipe de Articulação e Mobilização Social e edições especiais do projeto Ronda Cultural Corações da Paz.

O secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, destacou que a estratégia reforça o compromisso do Governo de Alagoas com a segurança dos visitantes e moradores durante o período de maior movimentação turística.

“A chegada dos cruzeiros e o início da alta temporada do turismo marca um momento importante para a nossa economia e para a imagem de Alagoas. A Operação Verão é um esforço determinado pelo governador Paulo Dantas e com as demais forças de segurança pública, com a Secretaria de Turismo e com o trade para valorizar a prevenção, a proximidade e o acolhimento, tudo para garantir segurança e uma experiência positiva para alagoanos e turistas”, afirmou.