Considerada o esquenta das compras de fim de ano, a Black Friday acontece no próximo dia 28 de novembro, mas já está movimentando o setor de vendas em Alagoas. Para garantir boas compras, muitos consumidores já começaram a acompanhar ofertas e descontos com antecedência, buscando aproveitar a data para antecipar os presentes e economizar para as festas de dezembro. Para os pequenos negócios, no entanto, participar da Black Friday exige mais do que reduzir preços, é preciso estratégia para vender bem sem comprometer a saúde financeira do empreendimento.
Pensando nisso, o Sebrae Alagoas preparou orientações para que os empreendedores consigam aproveitar a data de forma consciente, planejada e lucrativa. Para Ruan Lee, da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, a Black Friday não é apenas um dia de grandes descontos, mas uma oportunidade para fortalecer a marca e aproximar os clientes.
“A Black Friday é uma oportunidade estratégica para que a gente consiga se destacar no mercado e aumentar o faturamento. Se engana quem acha que Black Friday é igual a desconto. Na realidade, ela é uma data para que o empreendedor possa fortalecer o relacionamento com o consumidor, testar novas estratégias de vendas, captar novos clientes e até mesmo liquidar estoques”, afirma.

Ruan Lee destaca que a Black Friday vai além dos descontos e é uma chance de fortalecer o relacionamento com o cliente. Foto: Julio Vasconcelos
Fazer marketing aproveitando as vitrines digitais
De acordo com Ruan, as melhores ferramentas de divulgação para os pequenos negócios são aquelas que permitem segmentar públicos e manter um relacionamento ativo. O uso de redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook é essencial para criar campanhas, enviar catálogos, estreitar o contato com clientes e alcançar novos públicos com posts, stories, reels e anúncios segmentados.
Ele também destaca ferramentas menos utilizadas, mas igualmente importantes, como o Google Meu Negócio, que facilita que clientes encontrem o empreendimento e vejam avaliações, e o e-mail marketing, indicado para comunicações curtas e recorrentes.
“É interessante que, ao criar uma estratégia, o empreendedor ofereça vantagens exclusivas, como um combo, brinde ou desconto progressivo, e acompanhe os resultados. É esse monitoramento que vai permitir ajustar a campanha e alcançar o objetivo traçado”, orienta.
Exemplos que dão certo
Quem já se antecipou às oportunidades da data foi a empreendedora Bruna Ludovico, criadora da marca Querida B. Acessórios, e que foi premiada com 3° lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em 2024, na categoria MEI. Com atendimento on-line, ela decidiu iniciar sua Black Friday de forma antecipada e separar, estrategicamente, parte dos produtos para oferecer descontos especiais para as clientes.
Com experiência adquirida nos anos anteriores, sempre criando campanhas em datas específicas, ela reforça que a ação não se trata de queima de estoque, mas de uma curadoria baseada no comportamento de compra ao longo do ano.
“Muitas pessoas acham que Black Friday é só ‘queima de estoque’, produto fora de moda… Mas na Black Friday da Querida B. Acessórios eu fiz uma seleção dos produtos que as clientes mais gostaram e compraram ao longo do ano, e que são atemporais”, explica.
Baseada nos resultados anteriores, Bruna revela que o objetivo desta campanha, além de vender mais, é fidelizar as clientes atuais e conquistar novas, apostando na valorização. A empreendedora conta que parte do aprendizado veio de oficinas e consultorias do Sebrae Alagoas, que reforçaram a importância de ser seletiva na aplicação de descontos.
“Já fiz algumas consultorias, sempre participo de cursos e capacitações, principalmente voltados para o Sebrae Delas. Algo que aprendi nas oficinas do Sebrae é que não devemos colocar tudo com desconto. É importante ser estratégica nas escolhas dos produtos para manter um caixa saudável”, destaca.
O planejamento de Bruna para a Black Friday contou com campanhas nas redes sociais, envio de catálogo através do WhastApp e a produção de uma live no Instagram da loja, ações que também são reforçadas pelo Sebrae Alagoas como relevantes para o sucesso dos pequenos negócios durante a Black Friday.
Assim, enquanto consumidores buscam oportunidades e o comércio acelera o ritmo das promoções, se consolida a ideia de que a Black Friday não é apenas sobre vender mais, mas sobre vender melhor. Uma estratégia bem construída, apoiada por ferramentas digitais e orientada para um bom relacionamento com os clientes pode transformar a data em um momento decisivo para fortalecer marcas, ampliar o alcance do negócio e garantir um fim de ano mais promissor.










