Em nota à imprensa, os integrantes da bancada federal de Alagoas, com exceção dos emedebistas, contradizem o senador Renan Calheiros no que se refere às emendas ao orçamento da União.
O emedebista se negou a assinar a ata da reunião entre eles - e que definiu a destinação das emendas parlamentares.
Calheiros, como dissemos aqui, contestou a metodologia usa pelos seus colegas de bancada, segundo eles, a mesma desde sempre (leia a nota).
Como sói acontecer, o senador culpou Arthur Lira pela inviabilização das emendas - até agora, pelo menos.
Não é o que dizem os signatários da nota.
Além disso, eles manifestam apoio ao deputado Paulão, coordenador da bancada federal de Alagoas e alvo da fúria calheirista.
Nota à Imprensa
Os parlamentares federais alagoanos signatários desta nota esclarecem que estão unidos na busca pela destinação dos recursos federais provenientes das emendas de bancada, voltadas a ações, projetos e obras estruturantes em benefício do povo de Alagoas.
A alocação desses recursos em prol de nosso estado segue rigorosamente a resolução votada pelo Congresso Nacional, fruto do acordo formalizado entre o Supremo Tribunal Federal (STF), o Legislativo e o Executivo, integralmente dentro da lei e em rigorosa obediência aos princípios que regem o ordenamento orçamentário da União.
Ademais, a metodologia adotada com relação a este trâmite em 2025 foi exatamente igual à utilizada no ano passado, momento no qual todos os parlamentares da bancada assinaram e validaram o encaminhamento destas emendas à Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.
Cabe enfatizar, igualmente, que a regra adotada é legal e está em conformidade com a mesma seguida pelas demais bancadas federais de todos os estados do Brasil.
Desta maneira, as emendas de bancada dos parlamentares alagoanos foram apresentadas dentro do prazo e constam no sistema. Porém, falta uma assinatura da bancada alagoana no Senado para dar seguimento à inclusão dessas emendas ao orçamento federal. E é a ausência desta assinatura o que pode acarretar a perda de mais de R$ 300 milhões ao estado, recursos fundamentais para o desenvolvimento de Alagoas.
O coordenador da bancada federal de Alagoas, deputado federal Paulão (PT), tem atuado de forma destacada e proba na condução deste processo, contando com a colaboração e o apoio da maioria dos parlamentares alagoanos.
Maceió, Alagoas, 21 de novembro de 2025.
Deputado Federal Paulão (PT) – Coordenador da Bancada Federal Alagoana no Congresso Nacional
Senadora Eudócia Caldas (PL)
Deputado Federal Alfredo Gaspar (UNIÃO)
Deputado Federal Arthur Lira (PP)
Deputado Federal Daniel Barbosa (PP)
Deputado Federal Delegado Fábio Costa (PP)
Deputado Federal Marx Beltrão (PP)
Deputado Federal Luciano Amaral (MDB)










