O Ministério das Cidades anunciou, na COP30, na sexta-feira passada (14), as iniciativas vencedoras do Prêmio Bicicleta Brasil 2025. O prêmio habilitou 434 iniciativas e 72 ações ficaram como finalistas em todo o país.
O Bicicleta Brasil é reconhecimento do governo federal às ações voltadas à promoção da mobilidade ativa, sustentabilidade, saúde, qualidade de vida e inclusão social.
A Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca ficou em segundo lugar entre os municípios brasileiros Jacareí (SP) ficou em primeiro lugar e Niterói (RJ) em terceiro lugar.
Além do ganho da mobilidade urbana, a ciclovia promove o uso do espaço para a bicicleta como meio de transporte alternativo, valorizando as pessoas que transformam realidades, conectam comunidades e mostram que é possível construir um futuro mais sustentável.
Em sua segunda edição, o prêmio habilitou 434 iniciativas em 24 categorias, que contemplaram desde o incentivo à cultura da bicicleta até o planejamento urbano sustentável. Todos os projetos habilitados receberam o Selo Bicicleta Brasil.
Considerada a maior obra de mobilidade urbana da história do município, a ciclovia já avança 4 km do total de 8,5 km de vias em 11 bairros, entre eles os mais populosos da cidade.
No ano de 2024, a Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca conquistou o reconhecimento internacional com a primeira colocação no Prêmio Smart City Expo, na categoria Urban Mobility, em Curitiba, no Paraná.












