Fios soltos e enrolados nos postes têm causado muitas preocupações, desconforto e riscos às artesãs e turistas que visitam a tradicional feira de artesanato do bairro do Pontal da Barra, em Maceió.

Embora a Prefeitura junto com a Associação dos Provedores de Internet de Alagoas tenham removido cerca de 100 toneladas de cabos obsoletos espalhados pela capital alagoana nos últimos meses, no bairro do Pontal da Barra esse serviço foi feito apenas na entrada do bairro e não nas dezenas de ruas onde fica a parte do artesanato. E isso tem deixado as rendeiras e moradores preocupados com a situação.

Grande parte desses materiais pertence a antigas operadoras de telefonia e internet que já não atuam mais na cidade e ficam esquecidos nos postes.

Samara Bastos, artesã e moradora do Pontal da Barra, reclama do amontoado de fios. “Às vezes, os clientes não querem entrar nas lojas. Temos que enrolar os fios, porque os clientes têm receios de entrar nas lojas e isso nos atrapalha. A gente acaba amarrando os fios”, disse Samara.

Outra artesã, Tereza Viana, apela à Prefeitura. “Os clientes têm medo de colocar os carros embaixo das fiações. Pedimos ao prefeito que mande alguém aqui para nos ajudar”, pede Tereza.

Genilda Alves, também artesã, disse que a situação é muito difícil e tem atrapalhado as rendeiras e turistas que ficam assustados com o amontoado de fios. “Isso não pode acontecer aqui, porque é o bairro das rendeiras e dependemos desse trabalho para sobreviver”, completou a artesã e moradora.

Vale salientar que o Projeto Poste Limpo, de iniciativa da prefeitura junto com a Associação de Provedores de Internet do Estado de Alagoas, tem se constituído de suma importância para a capital, tendo em vista os benefícios – como mais segurança para a população, mais visibilidade para as belezas da cidade e a prevenção de acidentes -, sem contar a aprovação da população para esse projeto.