A tradição, o sabor e a identidade cultural da cachaça alagoana cruzaram as fronteiras do estado para marcar presença em um dos maiores eventos do segmento no país, a Feira Brasil Cachaça. Em mais uma missão empresarial, o Sebrae Alagoas levou produtores que integram a Rota da Cachaça do Agreste para participar da feira, realizada em João Pessoa, na Paraíba.
A missão técnica teve como propósito promover o acesso ao mercado, fortalecer a imagem das marcas locais e mostrar que Alagoas tem produzido cachaças artesanais de alta qualidade, com identidade própria e potencial para conquistar o público nacional e internacional.
Criada em 2023, a Rota da Cachaça do Agreste integra cinco produtores: Engenho Caraçuípe, Brejo dos Bois, Gogó da Ema e Taverna Beer e a recém-criada Piaçava Guassu. Juntas, essas marcas compõem um circuito turístico e gastronômico que valoriza a cultura e a tradição da bebida, oferecendo aos visitantes uma imersão que vai da fermentação ao envelhecimento da cachaça, em uma experiência que une turismo, história e sabor.
Durante a feira, o stand de Alagoas foi um dos mais visitados e levou o 3° lugar na categoria Stand Perfeito, em uma competição organizada pela página Cachaciê. O público pôde conhecer e degustar os diferentes rótulos produzidos em Alagoas, cada um com características e processos únicos, refletindo a diversidade dos métodos de produção.

As cachaças da Rota do Agreste brilharam na Feira Brasil Cachaça, levando o sabor e a tradição de Alagoas para o público nacional.
Uma vitrine para a cachaça alagoana
Para Januacele Vieira, do Sebrae Alagoas, a participação na Feira Brasil Cachaça é uma oportunidade de consolidar a presença dos produtores locais em um evento que reúne especialistas, apreciadores e investidores de todo o país. “A feira é uma vitrine para os empresários mostrarem suas marcas, firmarem novos contatos e aprenderem com outros produtores. Foi uma experiência muito positiva, tanto em posicionamento de mercado quanto em troca de conhecimento”, destacou.
Para ela, a missão reforçou o trabalho que o Sebrae Alagoas vem realizando junto às cachaçarias do estado, com ações voltadas para gestão, identidade visual, marketing, estruturação e acesso a novos mercados. Atualmente, seis cachaçarias alagoanas são atendidas pelo Sebrae, cinco delas integrantes da Rota da Cachaça. “A cachaça de Alambique é um produto artesanal, feito com cuidado e controle de qualidade, que resulta em bebidas complexas e de alto padrão. O desafio é reposicionar a cachaça alagoana, mostrando que ela pode ser apreciada como um vinho ou um whisky, com sofisticação e valor agregado”, explica Januacele.
Experiência e União entre produtores
Entre os participantes da missão, Henrique Tenório, representante da Cachaçaria Gogó da Ema, destacou a importância de participar dos eventos nacionais do setor. “Eu sempre incentivo outros produtores a estarem presentes, porque isso fortalece o setor e mantém esses encontros no calendário nacional. O Brasil Cachaça já está na 4° edição e a gente participa desde a segunda edição do evento. É uma oportunidade de reencontrar clientes, fazer novos contatos e ampliar os negócios”, disse.
De acordo com Henrique, o evento rendeu bons resultados comerciais e aproximou os produtores alagoanos de novos mercados. “Voltamos a fazer negócio com clientes da Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco. Além das vendas, foi um momento de aprendizado e troca com outros produtores. O evento foi muito proveitoso e trouxe experiências incríveis, como os concursos de drinks e sobremesas feitos com cachaça, que ajudam a divulgar a bebida na gastronomia e na coquetelaria”, acrescentou.
Henrique também ressaltou o espírito de colaboração entre os produtores da Rota da Cachaça, que mais uma vez participaram com um estande coletivo. “Estar juntos, com apoio do Sebrae Alagoas, mostra a força do nosso setor e dissemina uma cultura de união e novas oportunidades. Ficamos muito satisfeitos com os resultados, tanto na parte de vendas quanto de contatos. Missão cumprida”, concluiu.
Algumas cachaças da Rota já colecionam prêmios nacionais e internacionais, conquistados por marcas como Gogó da Ema e Caraçuípe, e segue ampliando sua presença em mercados de maior exigência. Além da visibilidade conquistada durante a feira, o evento também rendeu novos negócios e parcerias, inclusive com profissionais e instituições que atuam com a internacionalização do produto.
Cultura e turismo de experiência
Mais do que uma bebida, a cachaça alagoana é expressão da história e da cultura popular. E é com esse olhar que a Rota da Cachaça se consolida como um produto turístico. O circuito, estruturado com o apoio do Sebrae Alagoas e das instâncias regionais de turismo, oferece visitas guiadas aos alambiques, degustações e experiências imersivas que revelam o valor cultural da bebida e o modo de vida dos produtores. “Queremos que as pessoas visitem o interior do estado e conheçam tudo o que há por trás de uma garrafa de cachaça: o saber do produtor, o processo artesanal e a riqueza da nossa cultura. Isso é turismo de experiência, é o interior se mostrando para o mundo”, completa Januacele.










