A Editora Matriz vai realizar no último final de semana da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas ações que prometem agradar leitores de todas as faixas etárias. Em parceria com a Academia Alagoana de Letras e o Sesc Alagoas, a empresa do ramo editorial alagoano vai reunir escritores e escritoras da nossa terra em bate-papos, sessões de autógrafos, além de promover uma matinê literária infantil com contação de histórias.

Nesta sexta-feira, dia 7, a partir das 18h, a escritora Vera Romariz, imortal da Academia Alagoana de Letras, vai mediar um bate-papo sobre A arte de editar e ilustrar obras de literatura infantil. Este encontro contará com a participação da ilustradora Chris K, da jornalista e publisher da Editora Matriz Patrycia Monteiro e do fotógrafo e escritor Francisco Oiticica. O evento está programado na sala Umbu e será seguido de sessão de autógrafos.

O público infantojuvenil e de jovens adultos será contemplado na tarde de sábado (dia 8), a partir das 15h, com o lançamento de dois livros: Um rio, suas histórias e outras histórias, de Marcos Sampaio e Um verão em minha vida, de Larissa Mello. As sessões de autógrafos com estes autores serão realizadas simultaneamente no estande 6, da Academia Alagoana de Letras.

Domingo (9 de novembro)

No último dia da Bienal, a Editora Matriz oferece para o público infantil uma Matinê Literária, a partir das 14h, no estande da Academia Alagoana de Letras. São presenças confirmadas no evento: as escritoras Ana Claudia Aymoré (Farol do Mar, Farol da Terra); Carol Almeida (A lenda da mulher da capa preta); Fernanda Lima (O coração perdido de Bia); Luana Teixeira (A minhoca Xinoca e a preguiça gigante), Luciene Carvalho (O menino que tinha medo de trovão), Patrycia Monteiro Rizzotto (Pauxi, o mutum tímido e Salve os bichinhos da Mata Atlântica) e Vera Romariz (O chicote Manuel), além dos escritores Benedito Ramos (O grapiúna e a Mãe D’Água); Cícero Manoel (O menino Jorge na Serra da Barriga); Guilherme de Miranda Ramos (A menina e as pipas de papel); e Tiago Amaral (Filha da Lagoa). Também estarão presentes a ilustradora Chris K (Guejo, o caranguejo e Salve os bichinhos da Mata Atlântica) e os ilustradores Bruno Clériston (A cobra Zizi e o sapo Lelé e O chicote Manuel); Daniel Aubert (O pequeno guerreiro e Um natal diferente); Dante (Farol do Mar, Farol da Terra); Gabriel Oliveira (Nuvens dos Sonhos e As aventuras de Liminha e Zumbinho) e Mário Alencar (O grapiúna e a Mãe D’Água).

A matinê literária, realizada em parceria com o Sesc Alagoas e a Acade-mia Alagoana de Letras, será animada por Teteu, o contador de histórias e terá distribuição de brindes e sessão de autógrafos.  

A literatura preta infantil alagoana na contemporaneidade será o tema de um bate-papo realizado pela Editora Matriz em parceria com o Sesc Alagoas. O evento reunirá, a partir das 17h, na sala Pajuçara, os escrito-res Chico de Assis (As aventuras de Liminha e Zumbinho); Cícero Manoel (O menino Jorge na Serra da Barriga e Zumbi, o menino que virou rei); Janu (Ebe e o véu do Chapéu) e João Victor Régis (Bumbá, o boizinho que adorava dançar e O chapéu de Alecrim). No final do debate haverá ses-são de autógrafos e distribuição de brindes.

Para fechar com chave de ouro suas atividades na Bienal, a Editora Ma-triz fará o lançamento do livro de memórias A vida que merece esta história, do advogado, professor de Direito e ex-promotor de Justiça Delson Lyra, a partir das 19h, no estande 6, da Academia Alagoana de Letras.

Vale ressaltar que em todas as ações promovidas pela Editora Matriz com seus parceiros, durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, será possível adquirir todos os títulos do catálogo da editora com des-contos promocionais. Também é possível encontrar os livros da Editora Matriz nos estandes da Academia Alagoana de Letras e das livrarias Quilombada e Beabá.