No próximo dia 15 de novembro, a Arquidiocese de Maceió consagra-se a São Miguel Arcanjo, como parte das comemorações dos 80 anos do Congresso Eucarístico Arquidiocesano. Presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Beto Breis, a celebração – que ocorre no CEPA (Farol) e conta com a participação do Instituto Hesed – acolhe a imagem peregrina vinda do Santuário de Gargano, na Itália. O grande santuário do Arcanjo São Miguel.

Conforme esclarece Dom Beto, na ocasião os fiéis terão a oportunidade de rezar juntos, em uma só voz, pedindo a intercessão “daquele que diz quem é como Deus”. Nessa perspectiva, faz referência ao lema do evento: “Quem como Deus?”, expressão que remete à luta espiritual do arcanjo em defesa da fé e da Igreja.

“No ano jubilar da esperança, vamos renovar a nossa fé, lembrando, recordando que a nossa esperança está em Cristo Jesus. Que ninguém, nada, é como Deus; e que Cristo nos dá força para seguirmos firmes e perseverantes no Seu caminho, no combate”, considera o arcebispo.

Padre Tito Régis, da Paróquia de São Miguel Arcanjo, localizada no Conjunto Colina dos Eucaliptos, bairro de Santa Amélia, explica que durante a acolhida à imagem peregrina, no dia 15 de novembro, haverá carreata, a partir das 19h, saindo da Colina, Igreja de São Miguel Arcanjo, em direção ao CEPA – onde acontecerá o rito de consagração, presidido por Dom Beto Breis; a Santa Missa; show; depois a pregação da irmã Maria Raquel; um show com o Instituto Hesed; o rosário da Virgem Maria; e uma procissão eucarística na madrugada.

“Passaremos uma noite diante de Deus, clamando para que Ele assuma as nossas batalhas, os nossos combates; pela intervenção do Arcanjo São Miguel. E você é nosso convidado a participar! Viveremos esse ato acendendo uma chama por família. Cada família com uma vela, que pode ser adquirida no próprio ambiente em que estaremos reunidos, no CEPA, ou na Paróquia de São Miguel Arcanjo. A vela da consagração”, convocou o pároco.

Os sacramentais também poderão ser levados para o momento da bênção, ou adquiridos junto à equipe de vendas. “Todos somos chamados a viver essa consagração. ‘Consagrar-se com’, tornar-se sagrado com o Arcanjo São Miguel. Levar para si tudo aquilo que Deus, na sua bondade infinita, conhecendo nossa fraqueza, nossas limitações, constituiu num anjo, uma criatura invisível para ser o nosso escudo de defesa. Assumir nossos combates espirituais, morais, emocionais, sociais. É aquele que vem para pisar o mal. Esse é o sentido dessa consagração. Então, seja participante desse momento eclesial de alto valor. Seja você também membro deste exército que combate o mal. Um exército do bem, um exército da luz”, enfatiza padre Tito.

Preparação

A Paróquia de São Miguel Arcanjo, localizada no Conjunto Colina dos Eucaliptos, também realizará, de 7 a 14 de novembro, um ‘Cerco de Jericó’, em preparação a esse grande momento de consagração. “Vamos demarcar nosso território como um solo de combatentes. Seja você participante desse grande momento da história da nossa Igreja. Acenda uma chama, adquirindo a vela junto à Paróquia de São Miguel para a procissão luminosa que faremos na madrugada do dia 15 de novembro. É o dia em que a Igreja celebra 80 anos do primeiro congresso eucarístico da nossa Arquidiocese. Una-se a nós e todos poderemos, depois, dizer: ‘Quem como Deus?’”, conclama o pároco.