O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) formalizou a adesão de mais um município. Trata-se da Barra de São Miguel, que agora passa a ser o 33º município alagoano a integrar oficialmente o consórcio. A lei de adesão foi aprovada pela Câmara Municipal e posteriormente sancionada pelo prefeito Henrique Alves Pinto.
Com a adesão consolidada, técnicos do consórcio já articulam uma visita ao município para apresentar os serviços do Conagreste, entre eles as licitações compartilhadas, patrulha mecanizada, serviços de média e alta complexidade hospitalar, instalação de biodigestores nas escolas e o Selo de Inspeção Municipal consorciado, o SIM Conagreste, que assegura a qualidade sanitária dos produtos de origem animal produzidos por pequenos empreendedores e autoriza a venda desses produtos entre as cidades associadas, incluindo o fornecimento para órgãos públicos.
Após a nova adesão, o Conagreste passa a contar com 33 municípios participantes, são eles: Anadia, Barra de São Miguel, Belém, Boca da Mata, Campo Alegre, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Flexeiras, Girau do Ponciano, Igaci, Japaratinga, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Mar Vermelho, Maragogi, Maribondo, Minador do Negrão, Olho D’água Grande, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, São Brás, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Tanque D’arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu e Viçosa.
Sob a presidência do prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, o Conagreste vem ampliando suas ações no estado de Alagoas e ganhando notoriedade nacional. O consórcio foi o primeiro em Alagoas a receber do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) a certificação SISBI, que além de garantir a inocuidade e segurança alimentar, permite aos produtores a comercialização dos produtos em todo o território nacional, independente da esfera de inspeção original, seja ela municipal, estadual ou federal.










