O Serviço de Urologia da Santa Casa de Maceió inicia, nesta segunda-feira (3), a campanha Novembro Azul com o atendimento de cerca de 40 homens no 13º mutirão de consultas promovido pelo hospital. A ação será realizada no Centro de Estudos Lourival de Melo Mota e é direcionada aos pacientes previamente inscritos para a coleta do exame de PSA, que, além de receberem orientações, passarão por avaliação clínica.

Cerca de 40 homens participarão do 13º mutirão de consultas promovido pela Santa Casa de Maceió. Foto: Assessoria

 

No Brasil, foram realizadas 143.325 cirurgias de próstata nos primeiros sete meses de 2024, um aumento de aproximadamente 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que indica uma tendência de crescimento nos atendimentos para o tratamento do câncer de próstata.

De acordo com o coordenador do serviço, Mário Ronalsa, a iniciativa da Santa Casa de Maceió integra uma série de ações de educação continuada em urologia realizadas há mais de 14 anos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

“O Novembro Azul é o mês destinado às ações relacionadas às doenças da próstata, principalmente o câncer. No Brasil, entre 2023 e 2025, teremos cerca de 72 mil novos casos e 16 mil óbitos relacionados à doença. Isso representa um novo caso a cada sete minutos e uma morte a cada 40 minutos, números que exigem atenção constante”, destacou Ronalsa.

O médico lembrou ainda que o mês também serve para alertar os homens sobre outras condições que afetam a saúde masculina, como diabetes, hipertensão, obesidade mórbida, síndrome metabólica e tabagismo, além de doenças urológicas como litíase (pedras nos rins), disfunções eréteis, incontinência urinária e até câncer de pênis – cuja incidência é menor, mas com tratamentos altamente mutilantes.

Segundo o urologista, a proposta da ação é informar, diagnosticar e tratar os pacientes de forma integral. “A Santa Casa de Maceió tem sido uma grande parceira da urologia alagoana, oferecendo não apenas exames laboratoriais e de imagem, mas também o tratamento completo dos casos identificados. É um compromisso contínuo com a saúde do homem”, afirmou o especialista.

 

Foto de Capa: Assessoria