Há quem compare a montagem de uma chapa para disputar o cargo de deputado federal à aquisição de uma fazenda.

Montar uma chapa é como preparar o plantio do milho, ou esquematizar o regime de engorda dos bovinos, sempre de olho no futuro.

Se o resultado não ocorrer como o esperado, a quebra da 'safra' esperada pode ter implicações profundas no planejamento da 'propriedade' - ou do partido.

Porque a construção de candidaturas é investimento com retorno futuro, via o Fundo Partidário, que é destinado à manutenção dos partidos, e do Fundo Eleitoral, que financia as campanhas eleitorais.

Basicamente o dinheiro chega aos partidos de acordo com o número de representantes na Câmara dos Deputados. É poder político para a cúpula dos partidos na direção nacional e nos estados.

Talvez por isso - nessa analogia - a reação do prefeito de Maceió JHC,  presidente estadual do PL, tenha sido tão forte com a saída de Gunnar Nunes para o PP de Arthur Lira.

Ele demitiu todos os cargos indicados por Gunnar Nunes, pré-candidato a deputado federal, na prefeitura da capital.  

Gunnar é filho do Pastor Orivaldo Nunes, presidente da Assembleia de Deus - a maior Igreja Evangélica no estado, são mais de 1000 templos e muita capacidade de mobilizar seus fiéis.