O geólogo e professos universitário Marcos Eduardo Hartwig , do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo, participou da elaboração do  Relatório Independente elaborado e assinado por cientistas do GFZ Helmholtz Centre Potsdam, Leibniz University Hannover, University of Leipzig (todos da Alemanha), INPE e UFES (Brasil) sobre o afundamento de Maceió pela ação da Braskem.

Ele respondeu, recentemente, a um questionário que lhe foi enviado pelo Ministério Público Federal sobre o estudo, e não titubeou: para ele a população dos Flexais precisa ser realocada – em decorrência dos riscos que enfrenta hoje.

Veja, abaixo, a pergunta feita pelo MPF e a resposta do cientista:

Existe atualmente área que necessita ser evacuada e que não está contemplada no Mapa de Linha de Ações Prioritárias elaborado pela Defesa Civil de Maceió? Qual a área? Caso positivo, quais os critérios técnicos que fundamentam esta recomendação? 

A comunidade dos Flexais (bairro Bebedouro) é uma área naturalmente vulnerável a alguns processos geológicos (Figura 5). A parte baixa está sujeita a alagamentos, pois é uma área plana, construída sobre solo mole depósitos flúvio-lagunares), e próxima ao nível do espelho d’água da Lagoa Mundaú. A parte alta, adjacente, é uma região declivosa, sustentada pelos depósitos semi-consolidados da Formação Barreiras, sujeita a processos erosivos e a movimentos de massa gravitacional. 

Este território registra deslocamentos verticais e, principalmente, horizontais (Figura 8). Esta área não foi incluída no Mapa de Linhas de Ações Prioritárias.

Assim, o movimento decorrente da convergência das minas de dissolução de sal intensifica a vulnerabilidade desta área. Além disso, edifícios com padrão mais simples são mais sensíveis a movimentos do solo e podem sofrer danos significativos, mesmo com pequenas movimentações, como apontado no relatório.

Portanto, recomenda-se que a área dos Flexais seja incluída na Zona 00 do Mapa de Linhas de Ações Prioritárias.

Esperemos agora os desdobramentos dessa história cujo final ainda parece longe de acontecer.