A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria Estudantil (Proest), lançou o edital n. 10/2025 para seleção de 42 bolsistas instrutores do Programa de Inclusão Digital. Os selecionados atuarão na capacitação em informática e no apoio às ações de inclusão nos Centros de Inclusão Digital (CID) da instituição. As inscrições já estão abertas e vão até o próximo domingo (2). Para se inscrever, acesse o formulário.

Para participar, o interessado deve estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da Ufal, ter disponibilidade mínima de 12 horas semanais e possuir habilidades em softwares de uso acadêmico ou profissional. Os alunos selecionados terão uma bolsa auxílio de R$700 (setecentos reais) e as atividades serão desenvolvidas durante 12 meses (de fevereiro de 2026 a janeiro de 2027).

As vagas estão distribuídas entre os campi A.C. Simões (Maceió), Arapiraca, Sertão e o Centro de Ciências Agrárias (Rio Largo), incluindo as unidades de Viçosa, Penedo, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. O edital prevê reserva de até 25% das bolsas para estudantes com deficiência.

Entre as atribuições dos bolsistas estão a oferta de cursos de capacitação, o apoio na manutenção dos laboratórios e o desenvolvimento de ações voltadas à acessibilidade e tecnologias assistivas.

Para mais informações, acesse o edital.