A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) está acompanhando de perto os desdobramentos da Operação Contenção, deflagrada pelas forças de segurança do Rio de Janeiro e que resultou em mais de 120 mortes até o momento. O objetivo é identificar se há criminosos foragidos de Alagoas entre os mortos ou presos nas ações realizadas nos complexos do Alemão e da Penha.
Entre os nomes sob apuração está o de José Emerson da Silva, de 40 anos, conhecido como “Nem Catenga”, apontado como um dos principais líderes do Comando Vermelho (CV) em Maceió. Considerado um dos criminosos mais procurados do estado, ele possui cinco mandados de prisão em aberto e, segundo informações da SSP, teria fugido para o Complexo do Alemão, onde continuaria recebendo apoio da facção e mantendo contatos com comparsas alagoanos.
Em entrevista à TV Pajuçara, o secretário executivo da SSP, coronel Patrick Madeiro, informou que o núcleo de inteligência da pasta será acionado caso algum nome ligado a Alagoas seja confirmado entre os mortos ou detidos na operação.
“Até o momento, não tivemos nenhuma informação oficial de alagoanos envolvidos naquela ocorrência. Mas, à medida que as autoridades do Rio confirmarem a identificação dos mortos e presos, nós traremos essa atualização. Há, sim, indícios de que criminosos alagoanos buscaram refúgio no Rio de Janeiro, especialmente nas áreas dos complexos da Penha e do Alemão”, explicou o coronel.
A SSP reforçou que o cruzamento de dados e a análise de perfis criminais continuam sendo realizados em parceria com as forças de segurança do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça, com o objetivo de identificar possíveis conexões interestaduais entre facções criminosas.
Operação Contenção
Deflagrada na última terça-feira (28), a Operação Contenção mobilizou cerca de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro. Até esta quinta-feira (30), o balanço oficial apontava 121 mortos e cerca de 100 mandados de prisão cumpridos — 30 deles contra alvos de outros estados.
*Foto: Divulgação/SSP-AL










