Estudantes do ensino fundamental e médio participaram, nesta quarta-feira (29), do evento “Impulsionar”, promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A ação marcou a continuidade do programa Realiza, com a presença de alunos do Centro Educacional Jorge de Lima e do Colégio Santa Úrsula, além da equipe Tech Lobos, da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo, de Marechal Deodoro, que conquistou o segundo lugar nacional no Desafio Liga Jovem 2024.

 

Realizado no Centro de Inovação do Jaraguá, o encontro teve como objetivo aproximar os jovens do ecossistema de inovação do estado, mostrando como ideias nascidas dentro da escola podem evoluir para projetos e negócios reais. Durante a programação, os participantes apresentaram pitches de projetos desenvolvidos em sala, participaram de uma oficina prática sobre como tirar ideias do papel e conheceram startups instaladas no polo de tecnologia e inovação.

 

A analista do Sebrae Alagoas, Giovana Busato, destacou o propósito do evento como um momento de inspiração e conexão. “Hoje é um dia para inspirar, trocar experiências e fortalecer essa jornada empreendedora e inovadora que começou dentro das escolas. Queremos que os alunos conheçam as oportunidades de fomento e apoio oferecidas pela Secti e percebam que o que eles criam em sala tem potencial de se tornar algo muito maior”, afirmou.

 

Os estudantes também acompanharam a fala de Lípio Netto, representante do OxeTech, que apresentou os programas de fomento e capacitação voltados às startups em Alagoas. Segundo ele, o espaço tem se consolidado como um ambiente estratégico para o desenvolvimento de soluções tecnológicas no estado. “Somos um berço de alta tecnologia para Alagoas”, destacou.

 

O fortalecimento do ecossistema de inovação alagoano reflete um movimento nacional em expansão. O Brasil já concentra 35% das edtechs mais inovadoras da América Latina e mais de 40% das empresas utilizam inteligência artificial em suas operações. Nesse contexto, Alagoas vem se destacando pela consolidação de um ambiente fértil para startups e pela presença de plataformas reconhecidas internacionalmente, como a Hand Talk, símbolo de tecnologia e inclusão desenvolvida no estado.

 

O empreendedor alagoano Ronaldo Tenório, CEO da startup Hand Talk, deixou um conselho aos jovens. “O Sebrae foi fundamental na nossa trajetória. Incentivar estudantes é abrir as portas do futuro e do mercado. Startups são empresas que nascem para transformar o mundo, e ver essa nova geração se interessando por isso é o primeiro passo para um futuro mais inovador”, afirmou.

 

A gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Alagoas, Íria Almeida, reforçou que o Impulsionar é uma continuidade natural do programa Realiza, que este ano envolveu mais de 100 alunos nas escolas Jorge de Lima e Santa Úrsula. “Quando concluímos as duas edições do Realiza, percebemos que não podia parar por aí. O que eles construíram é mais do que um projeto, é uma nova forma de pensar o mundo. Trouxemos os alunos para o Centro de Inovação do Jaraguá porque este é o coração da inovação em Alagoas. Aqui, cada espaço e cada pessoa respiram futuro. Queremos que eles vejam que já fazem parte desse ecossistema”, explicou.

 

Representando a Secti, Renata Barreto apresentou as diversas iniciativas de incentivo à inovação desenvolvidas pelo Governo do Estado, como os editais de fomento Vai, Lagom, Technova e Centelha. “A Secti e a Fapeal trabalham juntas para apoiar quem tem ideias inovadoras e quer transformá-las em soluções reais. Existem oportunidades de bolsas, capacitações e recursos para quem deseja começar. Hoje, qualquer profissão passa pela tecnologia, e o nosso papel é abrir caminhos para que os jovens alagoanos se preparem e participem desse movimento”, destacou.

 

A programação também contou com uma oficina ministrada por Beatriz Falcão, mentora do Programa Mentoring Team, sobre como transformar ideias em projetos viáveis, e uma visita guiada pelos laboratórios e espaços de fomento do Centro de Inovação, incluindo o OxeTech, a Hand Talk e o Edge.

 

Entre os participantes, o sentimento foi de entusiasmo e aprendizado. Nayane Ferreira, de 17 anos, estudante do Centro Educacional Jorge de Lima, destacou a importância da experiência. “Foi muito legal conhecer esse lugar. Eu nunca tinha visto um espaço assim, cheio de ideias diferentes. É inspirador ver de perto como as pessoas estão criando coisas novas e mudando o mundo”, contou.

 

A professora Elaine Lopes, da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo, de Marechal Deodoro, também ressaltou o impacto da vivência para seus alunos, integrantes da equipe Tech Lobos. “É uma oportunidade incrível. Eles participaram do Desafio Liga Jovem, mas o aprendizado vai muito além da competição. Com tão pouca idade, estão aprendendo sobre investimento, lucro, trabalho em equipe e, principalmente, sobre como resolver problemas reais. Isso muda o futuro deles”, afirmou.

 

O evento encerrou o ciclo de atividades de 2025 dos programas de educação empreendedora do Sebrae Alagoas, reforçando o compromisso da instituição em incentivar o protagonismo jovem e o desenvolvimento de competências para o futuro. Segundo Íria Almeida, a ideia é seguir ampliando o alcance da iniciativa nos próximos anos. “O Impulsionar é a prova de que quando o empreendedorismo entra na escola, ele desperta talentos e transforma realidades. É isso que queremos continuar fazendo: inspirar e conectar os jovens de Alagoas às oportunidades do futuro”, concluiu.