Durante a sessão plenária desta quarta-feira, 29, na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) fez um alerta sobre uma grave falha de segurança ocorrida recentemente no Porto de Maceió, que pode colocar em risco a certificação internacional de segurança da instalação portuária.

Segundo o parlamentar, na semana passada, funcionários não autorizados tiveram acesso a uma área de controle restrito do porto, o que levou à suspensão temporária das operações no local.

“Temos um porto que exporta e importa trigo, combustível, açúcar, fertilizantes. O porto é essencial para a economia de Alagoas e, aparentemente, está com a sua segurança vulnerável”, destacou Bebeto.

O deputado chamou a atenção para o possível impacto econômico e institucional que o episódio pode causar, lembrando que o Porto de Maceió corre o risco de perder a certificação internacional ISPS Code (International Ship and Port Facility Security Code) — um código internacional que estabelece normas de segurança para navios e instalações portuárias em todo o mundo.

“Por uma única questão, uma falha de segurança que é fácil de resolver e a administração sabe disso, corremos o risco de perder o ISPS Code. Estou esperando que o pior não aconteça, porque, se acontecer, será muito difícil reverter”, alertou o parlamentar.