Consolidando o estado como um polo de referência em criatividade, transformação e competitividade, Alagoas foi escolhido para sediar o Encontro da Rede de Inovação para Competitividade, promovido pelo Sebrae. O evento reuniu cerca de 130 gestores do Sistema Sebrae de todo o Brasil, em um movimento de aprendizado e construção coletiva entre os dias 21 e 23 de outubro, em Maceió.

Sob o tema “Conectando Mentes, Transformando Realidades”, a programação combinou palestras, painéis, dinâmicas colaborativas e uma imersão social no bairro do Pontal da Barra, com o objetivo de trocar experiências e projetar o futuro da inovação nos pequenos negócios. Participaram representantes de programas estratégicos como Sebraetec e ALI – Produtividade, Rural, Educação Empreendedora e Ecossistema de Inovação – além de gestores que atuam em diferentes frentes ligadas à temática da inovação.

A gerente adjunta de Inovação do Sebrae Nacional, Anny Tonet, destacou que o encontro representou um momento simbólico em sua trajetória profissional no Sebrae. “Há algum tempo, a gente vinha num platô de entregas, de portfólio, de expectativas. E o nosso grande objetivo com esse encontro pode ser resumido em três grandes pilares: sentimento de rede, mentalidade de crescimento e coragem para agir. É um momento de virada, um turning point. Por isso, considero esse encontro histórico”, pontuou.

Para Anny Tonet, o evento marcou um momento histórico de virada na atuação da Rede de Inovação para Competitividade. Foto: Julio Vasconcelos

Imersão e colaboração

O encontro nasceu com uma proposta colaborativa, em que os gestores participassem de dinâmicas de cocriação, compartilhamento de experiências e discussão de estratégias, contribuindo para a construção de uma nova abordagem para o Sistema Sebrae.

“O objetivo do evento é compartilhar boas práticas desenvolvidas nas iniciativas Sebraetec e ALI e, ao mesmo tempo, propor novas formas de atuação, ampliando o alcance das ações de inovação para além desses dois programas. A ideia é inovar também no formato de atuação, de modo a levar soluções para um número ainda maior de empresas e, com isso, tornar os pequenos negócios mais competitivos por meio da inovação”, destacou o analista do Sebrae Alagoas, Vítor Pereira.

O primeiro dia teve como foco o tema “Somos Inovação para Competitividade”, ressaltando o papel dos gestores como articuladores dos sistemas de inovação e a palestra “Inovando com Raízes: Lições do Surfe para Negócios Tradicionais”, ministrada por Ivan Martinho. Já o segundo dia abordou “Inovar para Competir: o novo olhar sobre o tradicional”, trazendo o case “Menos banco, mais negócio”, apresentado por Augusto Lins.

O último dia foi dedicado aos Gestores da Inovação para Competitividade, com uma imersão social no Pontal da Barra, onde os participantes conheceram o trabalho com o bordado filé, produto reconhecido com indicação geográfica, exemplo de agregação de valor por meio da inovação. A programação também incluiu uma visita ao projeto Nosso Mangue, startup premiada nacional e internacionalmente, que atua com a revitalização do manguezal e demonstra como é possível inovar mesmo em setores considerados tradicionais. Foi um dia para simbolizar a integração entre inovação, inclusão e propósito.

Durante a imersão no Pontal da Barra, participantes conheceram o bordado filé e o projeto Nosso Mangue — exemplos inspiradores de inovação com propósito.

O encerramento aconteceu no Teatro Homerinho, no bairro do Jaraguá, com a última atividade coletiva e a cerimônia de conclusão do evento.

A analista do Sebrae Acre, Katiele Maia, destacou a importância de participar da experiência, especialmente por permitir uma visão mais ampla sobre as iniciativas de inovação desenvolvidas em todo o Sistema Sebrae. “Foi encantador conhecer novas culturas e abrir novos horizontes para levar ao nosso estado. Às vezes, focamos muito na nossa própria realidade, e é fundamental vivenciar o que outras regiões têm de bom e se sentir parte disso. Agora, após o evento, consigo enxergar a inovação dentro do Sebrae como um todo, e não mais como uma caixa isolada”, contou.

Inovar para Competir

A proposta do encontro surgiu em 2023, quando o núcleo de Inovação revisou a atuação estratégica para os próximos anos. Ao analisar com atenção o público atendido, a equipe percebeu a ausência de uma estratégia clara voltada aos negócios tradicionais, que são a base do Sebrae.

“Iniciamos uma investigação sobre como poderíamos atuar de forma mais ampla. Vimos que era preciso trabalhar não só produtividade, mas também diferenciação, design e atendimento ao MEI, que é o maior volume de CNPJs do país. Além disso, identificamos que nossa presença no ambiente digital ainda precisava crescer. A partir daí, surgiu a proposta do Inovar para Competir: uma estratégia que amplia o olhar da inovação para todos os públicos, desde negócios tradicionais até potenciais empreendedores, estudantes e cidadãos que veem no empreendedorismo uma nova oportunidade”, explicou Anny Tonet.

O coordenador do Núcleo de Inovação para Competitividade, Arthur Carneiro, reforçou que o encontro em Maceió foi uma grande oportunidade para o Sistema Sebrae repensar a forma como leva inovação aos pequenos negócios tradicionais. “Hoje temos duas soluções muito fortes que levam atendimento a mais de 120 mil pequenos negócios nos 27 estados do país. Mas ainda atingimos uma parcela pequena diante do nosso potencial. Queremos explorar ao máximo essa capacidade e impulsionar os pequenos negócios do Brasil”, destacou.