O vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Buarque, destacou nesta quinta-feira (23) no Lançamento Nacional do Cadastro de Especialistas (CNE), em Brasília, a importância dessa ferramenta para o planejamento e tomada de decisões do gestor  municipal de saúde.

Na oportunidade, Rodrigo pontuou o trabalho desenvolvido pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, bem como o retrato geográfico que ele traçou da atuação desses especialistas. "Começamos então a entender -  pelo trabalho da sua equipe - como nós,  do Norte e Nordeste do país, estamos distantes dessa realidade. Por isso é tão essencial a regionalização para sanar os vazios assistenciais", reforçou.

Rodrigo reafirmou o compromisso do Conasems em continuar contribuindo com o crescimento do MS em favor dos 5570 municípios brasileiros.

O evento contou com a participação do ministro Alexandre Padilha e demais autoridades no assunto.

Segundo Rodrigo, o presidente do Conasems cumpre agenda internacional e, portanto, assume o compromisso de replicar a pauta para os demais Estados da federação.

"O presidente Hisham Hamida tem cumprido missões em outros países, a exemplo da China, no qual foi acompanhado pelo ministro da Saúde.