A capital alagoana recebe, nos dias 24 e 25 de outubro, o curso “Apneia Obstrutiva do Sono no Consultório Médico”, realizado pela Hipnoz – Soluções em Sono, no Centro Universitário Cesmac. O evento, de formato teórico e prático, visa capacitar médicos na investigação e tratamento de distúrbios respiratórios do sono, com foco na utilização de métodos domiciliares de diagnóstico e titulação do CPAP.
Além da programação científica, conduzida pelo médico especialista George do Lago Pinheiro, otorrinolaringologista com atuação em medicina do sono, a iniciativa marca a abertura da Hipnoz em Maceió, especializada no diagnóstico e acompanhamento da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS).
O espaço é o primeiro do gênero genuinamente alagoano, sem vínculo com franquias nacionais ou internacionais. E conta com alguns diferenciais, a exemplo da presença de fisioterapeutas do sono no atendimento direto ao público — profissionais capacitados para orientar desde o diagnóstico até o uso correto dos aparelhos terapêuticos, e da realização de exames de polissonografia para identificar apneia do sono.
Segundo o pneumologista Aldo Agra, a AOS é um problema de saúde pública global. “Estima-se que quase 1 bilhão de adultos no mundo sofram de apneia do sono, sendo que 425 milhões apresentam a forma moderada a grave. No Brasil, um estudo realizado em São Paulo apontou prevalência de 32,8% na população adulta”, afirma o especialista.
Apesar dos números, o médico alerta que o distúrbio permanece fortemente subdiagnosticado. “Cerca de 80% a 90% dos casos não recebem diagnóstico, o que é preocupante, considerando os riscos cardiovasculares, como hipertensão, arritmias e AVC, além de complicações metabólicas, sonolência diurna e aumento de acidentes”, completa.
O diagnóstico pode ser feito por polissonografia laboratorial ou domiciliar — esta última, com vantagens de conforto, custo reduzido e maior acessibilidade, especialmente em regiões com menor cobertura de clínicas do sono.
O tratamento padrão para os casos moderados e graves é o uso do CPAP, aparelho que mantém as vias aéreas abertas durante o sono, reduzindo eventos de apneia e os riscos associados. A Hipnoz oferece uma linha completa de serviços, desde a realização da polissonografia domiciliar até o acompanhamento contínuo, com teleatendimento e suporte presencial.
“A atuação do fisioterapeuta do sono é fundamental. Ele participa da escolha do aparelho ideal, realiza os ajustes finos de pressão, treina o paciente para o uso correto e promove um acompanhamento regular, o que melhora significativamente a adesão e os resultados do tratamento”, destaca Aldo Agra.
O evento é aberto a médicos interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o tema e as inscrições estão disponíveis por R$ 800, com vagas limitadas. A programação inclui palestras e oficinas práticas, como interpretação de laudos, titulação de CPAP e uso de exames domiciliares no consultório.
Serviço:
Curso Apneia Obstrutiva do Sono no Consultório Médico
24 e 25 de outubro de 2025
Centro Universitário CESMAC – Maceió/AL
Inscrições: (82) 99182-8066
Hipnoz Maceió: (82) 99121-7046 | Instagram: @hipnozsono












