Um idoso foi resgatado em situação de abandono, com ferimentos graves na pele, durante uma ação da Operação Virtude, realizada nesta quarta-feira (22), no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) e tem como foco a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A operação foi deflagrada após denúncia anônima ao Disque 181, que relatava possíveis maus-tratos a um idoso no conjunto Cleto Marques Luz. Ao chegarem ao endereço, os policiais militares não foram atendidos e ouviram de vizinhos que o homem, acamado e com mobilidade reduzida, era frequentemente deixado sozinho pelos filhos. Segundo relatos, há meses o idoso não era visto na porta de casa e, recentemente, os moradores deixaram de ouvir seus pedidos por água e comida.

Diante da gravidade da denúncia, a equipe se preparava para arrombar a porta quando a filha do idoso chegou. Com autorização dela, os policiais entraram na residência e encontraram o homem deitado, extremamente debilitado e com múltiplas feridas pelo corpo. Ele relatava fome e sede.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas foi acionado e realizou o resgate, encaminhando a vítima à UPA da Santa Lúcia, onde recebeu atendimento médico. Os profissionais identificaram que as feridas eram escaras, típicas de falta de cuidados e imobilidade prolongada.

Durante a ocorrência, outro filho da vítima, um jovem de 18 anos, também chegou ao local e acompanhou o pai até a unidade de saúde, conforme exigência da UPA. A filha, responsável pelos cuidados, foi presa por suspeita de negligência e encaminhada à Delegacia Especial de Crimes Contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina, no bairro da Mangabeiras.

Sobre a operação

A Operação Virtude, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, tem como objetivo proteger pessoas idosas e combater casos de negligência, abandono e violência.

Em Alagoas, a ação conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil, Militar e Científica, que realizam desde atividades educativas e preventivas até o cumprimento de mandados de prisão contra suspeitos de crimes praticados contra a população idosa.

 

Foto: SSP/AL