Nenhuma geladeira é bacana quando está vazia. O mesmo acontece com as Geladeiras Literárias. Elas precisam estar abastecidas para cumprir seu papel social e educacional: o de oferecer oportunidade de acesso à leitura sem burocracia para uma camada da população que não tem dinheiro para adquirir livros, um produto considerado caro para quem vive com salário mínimo. Esse perfil também é o da maioria dos passageiros de trem.

O projeto de incentivo à leitura da CBTU completa sete anos em 2025. Já disponibilizou mais de cinco mil publicações entre livros e revistas. Organizados dentro de carcaças de geladeiras, que se transformam numa estante literária, a iniciativa depende da doação de livros novos e usados, em bom estado de conservação. A população e os passageiros que frequentam as estações podem aproveitar o tempo livre para ler ou levar pra casa o que gostou, sem nenhuma burocracia.

 

Estoque zerado

O estoque de livros está praticamente zerado. Por esta razão, estamos precisando de mais doações para abastecer as quatro geladeiras literárias: nas estações Central, Mercado, Satuba e Fernão Velho.

“Os livros mais procurados são os infantis e romances, são justamente os que menos recebemos doações”, explica a coordenadora de Comunicação e Marketing da CBTU, Morgana Moraes.

 

Como doar

Qualquer pessoa ou empresa pode doar livros e revistas, literatura para adultos e crianças, incluindo revista em quadrinhos, sejam usados ou novos. Basta entregar à COMAK - Coordenação de Comunicação e Marketing, na CBTU da Estação Maceió,  localizada na Rua Barão de Anadia, 121 -  no Centro. O material precisa estar em boas condições de uso. Deve ser entregue de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas. Informações pelo telefone: (82) 2123-1731.