oram prorrogadas, até o dia 7 de novembro de 2025, as inscrições para o Curso Técnico Subsequente em Agroindústria realizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Estão sendo disponibilizadas 50 vagas em ampla concorrência e cotas.
Esse é o primeiro curso da instituição de ensino ofertado pelo Pronera. Ele é destinado ao público beneficiário do programa com ensino médio concluído, como a população dos assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC), quilombolas, indígenas e acampados.
A inscrição e a formação são gratuitas. As pessoas interessadas devem preencher um formulário, no site do Ifal, com os dados pessoais e apresentar a documentação exigida, a exemplo do diploma de conclusão do ensino médio e da comprovação de que está no perfil do público-alvo.
O curso
A qualificação terá duração de 1.308 horas, em 18 meses, e será pautada na pedagogia da alternância, com Tempo Escola e Tempo Comunidade. A previsão é a de que as aulas iniciem no dia 20 de janeiro de 2026.
De caráter presencial, o Tempo Escola será realizado em centro de formação no município de Atalaia e no campus do Ifal em Satuba. Já o Tempo Comunidade ocorrerá nas localidades de origem dos estudantes ou em outros territórios definidos pela coordenação e pelos professores.
Conforme o projeto pedagógico, o curso compreende variados conhecimentos sobre implantação e gestão de agroindústrias, dentre os quais, o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças; e a aplicação de técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.
Os profissionais a serem formados receberão uma habilitação profissional técnica de nível médio em agroindústria.
Benefícios aos estudantes
O Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Incra e o Ifal prevê apoio para alimentação, hospedagem, deslocamento durante os módulos presenciais e auxílios estudantis. Os valores das bolsas serão definidos até o início do primeiro módulo presencial. O pagamento ficará condicionado à frequência assídua nas aulas e atividades.
Contato
Em caso de dúvidas, o Ifal abriu um canal de comunicação via Whatsapp. O número do telefone é (82) 99128-6159.
Acesse o site do processo de seleção: https://bit.ly/ifalpronera