Transformar criatividade em trabalho é o ponto central da economia criativa, que tem impulsionado o surgimento de uma nova profissão: a de criador de conteúdo nas redes sociais. Pensando nesse público, o Sebrae Alagoas realizou a trilha de capacitação “O Negócio é ser Creator”, uma série de três aulas sobre criação de conteúdo, roteirização, edição e monetização nas redes sociais, que culminará no encontro “Fala Creator”, no próximo sábado (18), com a participação de profissionais nacionais como Leandro Ladeira e Hannah Franklin.
No Brasil, existem cerca de 10 milhões de criadores de conteúdo, desde nano até mega influenciadores, segundo o relatório The Creator Revolution, divulgado pelo InfoMoney. Em Alagoas, essa atuação se espalha por diferentes segmentos como moda, gastronomia, turismo, lifestyle e também inclui empreendedores que se tornam influenciadores de suas próprias marcas, como é o caso da Eliane Oliveira, proprietária da Kombucha Soucura.
Há sete anos no mercado, sendo a primeira fábrica de kombucha registrada do estado, Eliane compartilha que é responsável pelas redes sociais da marca e buscou a trilha pela necessidade de fortalecer a presença digital do seu negócio.
“A capacitação me ajudou a entender a necessidade do mercado e a evoluir nesse processo. Se a gente não aparece, a gente não existe. Então, é necessário esse investimento. Já temos um público marcante no Instagram e percebemos que, quando estamos presentes, nossas visualizações aumentam e geram mais procura pelo produto”, contou.
A trilha de capacitação “O Negócio é ser Creator” contou com três oficinas. A primeira, “Cria que Roteiriza”, foi ministrada por João Victor Holanda e João Azevedo, com foco no processo de construção de roteiros para conteúdos que engajam. O segundo encontro, “Cria e Corta”, foi conduzido por Ícaro George, que abordou técnicas de edição no CapCut e criação de mídia kit no Canva. Encerrando a trilha, Igor Beltrão ministrou a oficina “Valoriza o que é teu”, com foco em precificação, negociação e posicionamento digital.

Com oficinas práticas, a trilha “O Negócio é ser Creator” capacitou profissionais alagoanos em criação, edição e monetização de conteúdo nas redes sociais. Foto: Julio Vasconcelos
Fala Creator
O encontro “Fala Creator: O Futuro nos Conecta” vai reunir, neste sábado (18), os criadores de conteúdo do estado e encerrar o ciclo de capacitação com uma imersão sobre como ir além dos likes e transformar audiência em legado. Leandro Ladeira, referência nacional em lançamentos digitais, vai compartilhar sua experiência em transformar conhecimento em resultados. Já Hannah Franklin, líder da comunidade Criadores do Futuro e criadora do Formato Criativo de Conteúdo, vai inspirar os participantes a dar força e forma às suas ideias.
Buscando aprimorar seus conhecimentos em marketing digital, a servidora pública e marketeira do município de Messias, Rafaela Dias, destaca a importância de entender a linguagem das redes sociais e aplicá-la de forma estratégica na comunicação institucional.
“Estamos com muitas expectativas para sábado, principalmente sobre o formato criativo que Hannah apresenta. É exatamente isso que queremos trabalhar: entender como esse método pode alavancar a comunicação do nosso município. Eu sempre busco cursos e capacitações do Sebrae, porque sei que a instituição é esse elo de ligação, tanto para empreendedores quanto para a gestão pública, e abrange todas as áreas”, afirma.

Leila Albuquerque, analista do Sebrae Alagoas, destaca que o projeto nasceu da escuta ativa dos criadores e da busca por formações práticas e aplicáveis ao dia a dia. Foto: Julio Vasconcelos
De acordo com Leila Albuquerque, analista do Sebrae Alagoas, a iniciativa surgiu a partir da escuta dos próprios criadores de conteúdo do estado, que buscavam formações práticas e aplicáveis ao dia a dia.
“Temos uma comunidade de criadores muito ativa, que sentia falta de capacitações mais práticas, com foco em colocar a mão na massa. A Hannah foi um grande sucesso no RedesOn e o público pediu sua volta, agora, no palco principal, com uma imersão completa sobre criação de vídeos e engajamento. Já o Leandro é uma referência em lançamentos de produtos digitais, copywriting e vendas online. Juntos, eles completam essa trilha, conectando propósito, criatividade e resultado”, destaca Leila.