A Prefeitura de Palmeira dos Índios vem a público informar que tem acompanhado com atenção e responsabilidade o processo de demarcação de terras indígenas de responsabilidade do Governo Federal. O nosso compromisso é com o diálogo, o equilíbrio e a busca por uma solução pacífica que respeite todos as partes.
Condenamos qualquer tipo de violência, bem como as abordagens intempestivas da FUNAI, sempre acompanhadas de policiais armados nas propriedades e até em áreas da cidade, especialmente diante de pessoas doentes, acamadas e idosos nestes locais. Pedimos cuidado e cautela, considerando que nesta área residem aproximadamente 10 mil pessoas, das quais 2,5 mil são pequenos agricultores e trabalhadores rurais com CAF OU DAP.
Reconhecemos o direito dos povos originários e tradicionais, mas também temos a obrigação de defender que, em havendo a demarcação nesse território, que seja garantida uma indenização justa, considerando o valor real das propriedades afetadas nas áreas rurais ou urbanas.
A prefeitura vai continuar apostando na força do diálogo, na boa fé e continuará mantendo contato permanente com as autoridades públicas e instituições dos governos federal e estadual para que se alcance uma solução definitiva para essa situação que se arrasta há muitos anos.
O município reitera que jamais se furtará de defender os interesses dos povos originários, das comunidades tradicionais, dos trabalhadores rurais, dos agricultores familiares e proprietários rurais, na busca por justiça social e igualdade de direitos para todos.
O nosso povo precisa de paz, respeito e segurança jurídica. Este é o compromisso da gestão municipal com Palmeira dos Índios.
Prefeitura de Palmeira dos Índios