A saúde mental masculina entrou no foco da discussão da Câmara de Vereadores de Maceió. Isso porque o Projeto de Lei nº 460/2025, de autoria do vereador licenciado Brivaldo Marques (PL), institui a Política Municipal de Saúde Mental Masculina, batizada de “Mente Forte, Homem Forte!”. A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob relatoria do vereador Cal Moreira.

Conforme publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (17), a intenção da medida é enfrentar o aumento de casos de depressão e suicídio entre homens, criando diretrizes específicas para o cuidado com a saúde mental masculina. A PL ainda conta com ações de prevenção, acolhimento e tratamento psicológico. 

Segundo o parecer da CCJ, o texto está de acordo com as normas legais e não cria despesas obrigatórias nem interfere na estrutura administrativa da Prefeitura. O projeto apenas define diretrizes gerais que poderão ser regulamentadas posteriormente pelo Executivo.

Além disso, a proposta complementa políticas já existentes no Sistema Único de Saúde (SUS), como a Política Nacional de Saúde Mental e a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem. Com o parecer favorável, o projeto segue agora para votação no plenário da Câmara.

Atualmente, Brivaldo Marques está afastado da Câmara atuando como secretário municipal de Cultura e Economia Criativa.