Em uma declaração conjunta publicada nesta quinta-feira (16), Brasil e Estados Unidos classificaram a conversa entre secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, como "positiva" e concordaram em colaborar em um futuro imediato.
O texto aponta ainda que ambas as partes concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de uma reunião entre Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "na primeira oportunidade possível".
As reuniões entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o chanceler Mauro Vieira aconteceram em Washington nesta quinta-feira (16).
Os dois chanceleres fizeram uma primeira conversa, que durou cerca de 15 minutos.
Em seguida, partiram para outra reunião expandida, que durou aproximadamente 50 minutos.
O tema principal das conversas foi o tarifaço do presidente Donald Trump contra o Brasil, porém questões geopolíticas, incluindo a tensão com a Venezuela, a China e a guerra na Ucrânia e o Brics também podem ter sido abordados.
A declaração veio do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, do representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, e do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
Veja a declaração conjunta na íntegra:
Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível.