A assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Kathleen Moura, está representando a instituição na Oficina de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, que acontece entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025, em Belo Horizonte (MG). O evento é promovido pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde e reúne profissionais de saúde de diversos municípios brasileiros, com destaque para representantes de Minas Gerais, Sergipe e Alagoas.
Participam ainda da oficina técnicos das secretarias municipais de saúde de Campo Alegre e Pilar, bem como representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). A capacitação tem como principal objetivo orientar a organização sistemática do microplanejamento nos municípios, garantindo que os recursos humanos, logísticos, estruturais, financeiros e de comunicação estejam integrados e preparados para a execução de estratégias de vacinação mais eficazes.
O microplanejamento (MP) é uma metodologia exitosa no contexto da imunização. Trata-se de um conjunto de atividades administrativas, estratégicas e operacionais que visam otimizar os processos de trabalho nas ações de vacinação, sendo aplicável à vacinação de rotina e nas campanhas, intensificações, varreduras e ações casa a casa. A proposta envolve toda a equipe da atenção primária, gestão, vigilância em saúde e demais atores estratégicos para os territórios como as lideranças comunitárias”, destacou Kathleen.
Segundo ela, a oficina representa um passo importante na qualificação dos profissionais envolvidos na imunização nos municípios alagoanos. “A capacitação fortalece a atuação das equipes locais, melhora o planejamento das ações e contribui diretamente para o aumento das coberturas vacinais, que é um dos maiores desafios enfrentados atualmente”, reforçou.
Com essa iniciativa, o Ministério da Saúde busca uniformizar e fortalecer a aplicação do microplanejamento em todo o país, promovendo a melhoria contínua das estratégias de vacinação e, consequentemente, da saúde pública como um todo.