O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, teve uma indisposição nesta tarde e foi para o hospital Sírio Libanês, em Brasília, fazer exames.

O ministro se sentiu mal durante a tarde e está passando por exames. Segundo o UOL apurou a suspeita é de virose. Barroso teve uma queda de pressão quando estava no tribuna e não se queixou de dores, segundo auxiliares.

O ministro está vinculado ao STF até sexta. Sua aposentadoria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União hoje e está prevista para começar no sábado

Somente após o cargo ficar vago é que Lula poderá indicar um nome para substituir Barroso. Até sábado, o ministro ainda está oficialmente vinculado ao STF.

Entre os cotados estão ministros e senador. No páreo, estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o ministro do Tribunal de Contas da União Bruno Dantas.

Barroso poderia ficar no cargo até 2033, mas decidiu sair antes. Ele decidiu antecipar sua aposentadoria em meio às recentes sanções do governo Donald Trump a integrantes do Judiciário e após concluir sua gestão como presidente do tribunal. Atualmente, Edson Fachin chefia o STF.