O setor imobiliário alagoano é um dos que mais crescem no Nordeste, mas até agora o foco dos novos empreendimentos era a região metropolitana de Maceió e os destinos de sol e mar nos litorais sul e norte, principalmente na chamada Rota Ecológica dos Milagres. Esse cenário começa a mudar com lançamentos de alto padrão em outros municípios do estado, a exemplo da região serrana, mais especificamente, em Mar Vermelho.
“É uma nova fase para o mercado imobiliário, apostando nos destinos de charme da região serrana do nosso estado, que também tem um turismo ecológico em expansão, um destino de serra, já muito procurado no inverno”, diz Felipe Luna, da Construtora Penedo, há 47 anos no mercado e responsável pelo lançamento do condomínio Terras Altas, com 39 casas assinadas pelo escritório de arquitetura Angeli Leão.
Segundo ele, com a expansão imobiliária já consolidada no litoral, é importante oferecer essa outras opções, principalmente para quem busca um refúgio na serra. “Há quem prefira esse tipo de ambiente mais tranquilo, mais ameno. Por isso, trazer um produto de qualidade e padrão elevado para essa região é abrir novas oportunidades de investimento”, destacou o empresário.
A decisão de implantar o empreendimento em Mar Vermelho também teve forte componente afetivo e simbólico, levando em conta à localização, nas terras de uma tradicional família de produtores rurais da Zona da Mata.
“Quando Felipe nos apresentou a proposta, confesso que tomei um susto, porque nunca havia pensado nesse tipo de negócio em nossa propriedade. Mas meu filho Arthur lembrou que eu sempre quis ver Mar Vermelho se desenvolver. E quando soube que era um projeto da Penedo, do Felipe, fiquei tranquilo”, contou o proprietário da área, Álvaro Almeida, cuja família está na região há muitas gerações.
Ele disse ainda que praticamente nasceu naquelas serras e que, tudo que conquistou como produtor rural, começou ali. “Por isso, esse projeto representa muito para mim. Mais do que a beleza do empreendimento, o que me emociona é ver o desenvolvimento chegando. Tenho certeza de que este é apenas o primeiro de muitos outros que virão para cá. Talvez eu não veja todos, mas esse eu já estou vendo”, completou.
Mercado
O projeto nasce, portanto, como símbolo da união entre tradição e inovação, combinando a hospitalidade e o charme das serras alagoanas com um novo conceito de moradia e investimento no interior do estado. Presentes ao evento de apresentação do empreendimento, no último sábado (11), corretores de imóveis destacaram outras vantagens dessa nova opção no mercado.
“É importante afirmar que não se trata apenas de garantir uma casa de campo, mas apostar em um novo modelo de negócio, que permite rentabilidade. Ou seja, quando o proprietário não estiver utilizando o imóvel, pode transformá-lo em um produto de investimento, ampliando o potencial econômico do projeto”, afirmou Laura Maurer Villanova, corretora com ampla experiência de mercado.
Mar Vermelho é um município da Zona da Mata, distante 110 km de Maceió, conhecido como a “Suíça Alagoana”. É um dos pioneiros do Circuito Alagoano do Frio, que tem o Festival de Inverno como destaque, atraindo turistas de dentro e de fora do estado. Situado a aproximadamente 600 metros acima do nível do mar, o município oferece uma experiência única, com clima ameno o ano inteiro e belezas naturais que encantam seus visitantes.