Um jacaré de 1,90 metro provocou momentos de tensão no Povoado Malhadas, em Marechal Deodoro (AL), na noite do último domingo (12), ao invadir uma residência e ameaçar os moradores, incluindo uma criança que brincava no local. A situação mobilizou vizinhos, mas foi a ação de um policial científico fora de serviço que garantiu o desfecho seguro.

O técnico em Meio Ambiente e servidor da Polícia Científica, Carlos Alexandre, passava pelo local a caminho do trabalho quando foi acionado pelos vizinhos. “O pessoal sabia que eu tenho experiência com esse tipo de situação. O jacaré estava estressado e havia risco de ser morto pela população. Não podia deixar isso acontecer”, relatou.

Com técnicas de resgate noturno de répteis de grande porte, Carlos conseguiu conter o animal usando apenas uma lanterna para desorientá-lo e cordas para imobilizá-lo, sem causar ferimentos. “O segredo é agir com calma e respeito ao comportamento do bicho”, explicou.

O resgate foi registrado em vídeo e compartilhado por moradores, que acompanharam a ação de perto. O jacaré foi levado para um local seguro e, posteriormente, entregue ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que garantiu sua soltura em área de preservação ambiental. O animal não apresentava ferimentos e nenhum morador ficou machucado.

A ação de Carlos Alexandre reflete sua dedicação à preservação ambiental. Desde os nove anos participa de programas do BPA e, em 2017, fundou o projeto “Tutores da Fauna e Flora”, voltado ao resgate e proteção de animais silvestres em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o BPA.

“Proteger vidas humanas e animais sempre foi parte do que acredito. Meu papel como servidor público vai além do expediente”, afirmou Carlos.

O episódio, que viralizou nas redes sociais, chamou atenção pela postura técnica e compassiva do policial, reforçando a importância do conhecimento e da empatia no manejo de animais silvestres.