Neste Outubro Rosa, Alagoas recebe a ação do programa Agora Tem Especialistas, que leva atendimento especializado à população feminina em regiões com falta de serviços de saúde. Ao todo, 28 carretas estão circulando por 21 estados e pelo Distrito Federal, oferecendo consultas, exames e biópsias para pacientes previamente agendadas pelo SUS. A expectativa é realizar 130 mil procedimentos ao longo deste mês.

A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AGSUS), tem foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, principalmente em cidades com estrutura de saúde limitada. 

Os primeiros atendimentos já começam nesta sexta-feira (10) com 15 unidades móveis distribuídas em municípios de 13 estados: Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ), Garanhuns (PE) e Goiânia (GO).

Em 17 de outubro, mais 12 carretas de saúde da Mulher chegarão a outros municípios, reforçando a ação do Outubro Rosa nestes oito estados: Ceará, Pará, Piauí, Paraná, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Rondônia, além do Distrito Federal.  E no dia 24, mais uma carreta estará em funcionamento no Rio de Janeiro, na comunidade do Morro do Alemão. 

“O Agora Tem Especialistas representa a maior mobilização em defesa da saúde pública desde a pandemia. Nesta nova etapa, levamos cuidado especializado até os lugares mais remotos do país, com prioridade à saúde das mulheres”, destacou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que está como ministro em exercício.

Estrutura completa e atendimento humanizado

Cada carreta conta com equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado. Os atendimentos incluem:

Câncer de mama: mamografia, ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama por agulha grossa, biópsia/exérese de nódulo e exame anatomopatológico;

Câncer de colo do útero: colposcopia, biópsias, exames anatomopatológicos e procedimentos terapêuticos;

Saúde ginecológica geral: ultrassonografia transvaginal e pélvica.

As unidades móveis têm consultório climatizado, sala de pequenos procedimentos, central de material esterilizado, sala de acolhimento e pré-exame, além de tenda climatizada para espera, com capacidade para 60 pessoas, TV de 42 polegadas e bebedouro com água potável.

Fortalecimento do SUS

O programa integra um conjunto de ações para aumentar a capacidade de atendimento da rede pública, incluindo:

Reforço com 320 novos médicos especialistas em 156 municípios;

Mutirões com mais de 65,5 mil consultas, exames e cirurgias já realizados este ano;

Lançamento do Super Centro para Diagnóstico de Câncer e aquisição de 121 novos aceleradores lineares até 2026;

Parcerias com hospitais privados e filantrópicos para ampliar o atendimento.

Com investimento de R$ 18,9 milhões para a ação do Outubro Rosa, o programa busca reduzir desigualdades regionais e levar atendimento humanizado diretamente à população, fortalecendo o SUS e garantindo que mulheres de todas as regiões do estado tenham acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce.

Foto de capa: Walterson Rosa/MS