Nos dias 9 e 10 de outubro, o Sebrae Alagoas promoveu, em sua sede em Maceió, dois grandes encontros voltados à transformação do ambiente de negócios e ao fortalecimento das políticas públicas municipais. O seminário Transformar Juntos Alagoas e o Encontro dos Agentes de Desenvolvimento reuniram prefeitos, gestores públicos, lideranças locais e representantes de instituições parceiras em uma programação intensa, repleta de debates sobre inovação, simplificação de processos, tecnologia e empreendedorismo.

O primeiro dia foi marcado pelo seminário Transformar Juntos Alagoas, que promoveu um espaço de diálogo e troca de experiências sobre temas estratégicos para o futuro dos municípios, reunindo mais de 200 pessoas, no auditório do Sebrae. A abertura contou com as presenças do diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, e da diretora de Administração e Finanças, Juliana Almeida, que reforçaram o compromisso da instituição com o fortalecimento dos pequenos negócios e com o desenvolvimento dos territórios.

Durante a abertura, o Superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, ressaltou o comprometimento das prefeituras e dos gestores municipais com os programas do Sebrae, reforçando que o sucesso das ações de desenvolvimento depende da união entre o poder público e a instituição.

“O Transformar Juntos é um dos principais programas do país voltados à melhoria do ambiente de negócios. Os municípios que mais avançam são aqueles que mantêm um compromisso constante com o Sebrae, uma instituição que apoia os micro e pequenos empreendedores — a base da nossa economia e os maiores geradores de empregos do Brasil. E é, através do Sebrae, que temos a oportunidade de transformar o nosso Estado por meio do empreendedorismo, da inovação e das boas políticas públicas”, afirmou.

O superintendente Domício Silva, destaca o papel do Sebrae no fortalecimento dos pequenos negócios e das políticas públicas locais. Foto: Julio Vasconcelos

 

Em seguida, a diretora Juliana Almeida fez uma fala emocionada sobre o compromisso dos gestores municipais com o Sebrae e o papel transformador das parcerias institucionais. “Quando eu era prefeita de Mar Vermelho, era lembrada como a “prefeita do Sebrae”, por sempre procurar esta instituição para desenvolver o município. Hoje estou feliz porque não sou mais ‘a’ prefeita do Sebrae. Eu tenho vários ‘prefeitos e prefeitas do Sebrae’. Vocês são fundamentais nesse processo de desenvolvimento, e essa parceria é indispensável para que possamos continuar trabalhando juntos”, destacou Juliana.

A gerente de Ambiente de Negócios, Íria Almeida, mediou a roda de conversa com prefeitos que participaram da Missão Técnica a Medellín, na Colômbia, e destacou o aprendizado sobre a transformação urbana e social.

“Medellín nos ensinou que a transformação é um processo coletivo e contínuo. Não acontece de um dia para o outro, nem depende de uma única gestão. Ela nasce quando pessoas comprometidas decidem construir juntas um novo caminho para suas cidades. E ver os nossos gestores dando esses primeiros passos em Alagoas mostra que a mudança já começou”, afirmou Íria Almeida.

Entre os participantes do painel Medellín estiveram o prefeito de Santana do Ipanema, Eduardo Bulhões; a vice-prefeita de São José da Tapera, Jaria Ricardo; o prefeito de Mar Vermelho, André Almeida; a prefeita de Carneiros, Ubiratania Maria Santana; e o vereador de Maceió, Cal Moreira.

O Transformar Juntos Alagoas reuniu gestores e lideranças para debater inovação e desenvolvimento nos municípios. Foto: Julio Vasconcelos

 

O evento também contou com palestras sobre Reforma Tributária, Inovação e Inteligência Artificial na Gestão Pública, e encerrou com a apresentação “Futuros Possíveis”, ministrada por Weslley Barbosa, professor da Fundação Dom Cabral, no auditório principal.

Paralelamente, ocorreram salas temáticas voltadas a assuntos práticos, entre eles Comunicação em Público e Simplificação de Processos: caminhos para abertura, alteração e regularização de empresas, que ampliaram o diálogo sobre modernização da gestão municipal e fortalecimento do empreendedorismo local.

Encontro dos Agentes de Desenvolvimento

O segundo dia de programação foi dedicado ao Encontro dos Agentes de Desenvolvimento, que proporcionou um momento de capacitação e fortalecimento da atuação para 120 profissionais, reconhecidos como pontes entre o poder público e o setor produtivo local. Com uma programação diversificada, o evento ofereceu palestras sobre inovação, mecanismos de fomento, orientações jurídicas e motivação pessoal.

Para a analista do Sebrae Tatiana Eigler o encontro estadual, realizado há mais de uma década, tem como principal objetivo capacitar e estimular os agentes a atuarem como elo entre o Sebrae, os municípios e os empreendedores.

“O agente de desenvolvimento é uma extensão do Sebrae no município. É ele quem articula parcerias, promove a desburocratização e ajuda os empresários a crescerem, impulsionando o desenvolvimento local. Quando o agente se fortalece, toda a cidade se transforma”, pontuou.

Agentes de desenvolvimento participam de momento de capacitação e troca de experiências no segundo dia de programação. Foto: Julio Vasconcelos

 

Entre os destaques, a palestra “Ser Ponte: O poder de conectar pessoas, projetos e propósito”, com Desiree Farah, inspirou os participantes a reforçarem sua missão como articuladores do desenvolvimento local. A manhã também contou com apresentações de Paulo Henrique Barbosa, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), e de Marina Gatto, analista do Sebrae, que abordaram o uso de ferramentas digitais e o acesso à Carteira do Artesão.

Entre os participantes, o agente de desenvolvimento de Rio Largo, Ewerton Oliveira, destacou o caráter dinâmico e inspirador da edição. “Hoje formamos uma rede de apoio, compartilhamos experiências e fortalecemos nosso papel de impulsionar o empreendedorismo nos municípios. Ser AD é mais que um cargo, é um compromisso com o desenvolvimento local”, afirmou.

O agente de desenvolvimento de Rio Largo, Ewerton Oliveira, compartilha sua experiência e reforça o compromisso com o empreendedorismo local. Foto: Julio Vasconcelos

 

No período da tarde, o procurador da Fazenda Nacional, Cesar Richa Teixeira Ananias Menezes, apresentou orientações jurídicas sobre o tema “Como auxiliar empresários em caso de inclusão na Dívida Ativa”. Em seguida, houve uma demonstração prática sobre o novo aplicativo de Nota Fiscal da SEFAZ, finalizando com a palestra motivacional “Superação, Inspiração e Propósito”, ministrada por Junio Enes.

Com os dois eventos, o Sebrae Alagoas encerrou um grande momento de integração, aprendizado e inspiração, reafirmando seu compromisso em apoiar os municípios e fortalecer a atuação dos gestores e agentes públicos. O resultado foi um encontro marcado pelo otimismo, pela troca de experiências e pela convicção de que, quando se trabalha junto, é possível transformar realidades e impulsionar o desenvolvimento de todo o Estado.

 

Foto de Capa: Julio Vasconcelos