A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL) informou, nesta quinta-feira (9), que não há nenhum bar ou restaurante interditado em Maceió em razão das recentes suspeitas de intoxicação por metanol. O órgão desmentiu a informação divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), que divulgou nota, mais cedo, afirmando sobre a interdição de um bar relacionado ao primeiro caso suspeito de de intoxicação por metanol no estado.
De acordo com a Abrasel, o esclarecimento foi feito após contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e com a Vigilância Sanitária do município, que confirmaram, para o órgão, não haver registros de interdições relacionadas ao caso.
A Abrasel/AL afirmou que as informações divulgadas sobre possíveis suspensões de funcionamento de estabelecimentos não correspondem à realidade e devem ser corrigidas.
“Não existe hoje na cidade de Maceió, nenhum bar ou restaurante interditado devido às fiscalizações por conta das suspeitas de intoxicação por metanol em bebidas. Essa informação não procede. Certamente foi um erro de comunicação”, disse, ao CadaMinuto, o presidente da Abrasel, Marcus Batalha.
Após a Abrasel divulgar nota, a SMS também divulgou nota negando a informação que havia divulgado anteriormente.
Leia as notas das duas instituições, na íntegra abaixo:
Nota da Abrasel
"A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL) informa que, em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e com a Vigilância Sanitária do município, não há atualmente nenhum bar ou restaurante interditado na cidade em razão das recentes suspeitas de intoxicação por metanol.
A informação divulgada sobre eventuais interdições não procede e trata-se, certamente, de um equívoco de comunicação que deve ser corrigido e ajustado à realidade dos fatos.
Aproveitamos para parabenizar o trabalho da Vigilância Sanitária de Maceió e da Secretaria Municipal de Saúde, que vêm realizando ações de fiscalização com responsabilidade e compromisso, garantindo mais segurança e tranquilidade aos consumidores e ao setor de alimentação fora do lar.
Reforçamos que não existe, neste momento, nenhum estabelecimento interditado em Maceió em decorrência dessas inspeções.
Marcus Batalha
Presidente da Abrasel/AL"
Nota da SMS
Nota de esclarecimento
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) informa que não procede a informação divulgada nesta quinta-feira (09) sobre a suposta interdição de um bar no bairro da Jatiúca pela Vigilância Sanitária, por suspeita de comercialização de bebidas adulteradas com metanol.
Durante a ação, a equipe da Vigilância apreendeu, de forma cautelar, três garrafas de cachaça para análise laboratorial. O material foi encaminhado ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen), onde passará por exames técnicos.
A SMS reforça que, até o momento, não há confirmação de adulteração nas bebidas e que qualquer medida adicional será adotada com base nos resultados emitidos pelo Lacen.