Entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro de 2025, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, será palco da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas— e o Coletivo Mulheres que Escrevem vai ocupar o estande 92, com uma programação diversificada.
Haverá lançamentos inéditos e rodas de conversa com escritoras que vêm transformando o cenário literário alagoano e nacional. A proposta é criar um espaço de escuta, troca e visibilidade para narrativas femininas que desafiam estereótipos e ampliam o repertório cultural do evento.
Destaques da programação incluem:
– Lançamento de duas obras de Alessandra Buarque. Uma na Coletânea Teoria Social Espírita: fundamentos da igualdade e da justiça – trazendo o artigo intitulado “A contribuição espírita para uma promoção social inclusiva” e a primeira obra-solo Meu baú de memórias e autocrônicas;
– Merandolina Pereira de Melo, que publicou seus primeiros livros aos 50 anos, segue sua trajetória literária. Está na coletânea Ciranda de Poesias (falamos sobre a obra mais abaixo) e expõe seus trabalhos: Estratégias de sobrevivência (2016); Recanto: poesias (2017); Cenas de março (2028); Entre dois tempos (2022); Encontros: crônicas (2024);
– Ciranda de Poesias- coletânea de textos, algumas escritoras expondo pela primeira vez seus trabalhos como Helena Marques, Sarah Falcão. No mesmo livro há escritoras com obras já publicadas como Lourdes Acioly, Ana Cláudia Laurindo, Merandolina.
Mas um coletivo e formado de mulheres sempre carrega mais surpresas. E vamos contando cada uma delas em breve, mas adiantamos algumas:
– Ana Karina Luna, Ana Luiza Marcolino, Simone Patriota (com o primeiro livro Eu sou FLOR e sou MULHER), bastante elogiada pelo lirismo dos seus versos, estarão na Bienal;
– E Angela Santos, Danielma Reis, Florismar Gasparotto estão confirmadas;
E também: Gabriela Malta, Idabel Nascimento, Ismélia Tavares, Laynne Fontes;
Além, é claro: Milena Maria Testa, Olívia Cerqueira, Patrícia Vieira Tomás, Rosilânia Macedo Silva, Socorro Cunha, Yasmin Evangelista.
Os homens também terão seus lançamentos em nosso estande. Confirmados: Macleim, Alexandre Junior, Odilon Rios, Coaracy Fonseca.
Fundado e coordenado por Ana Cláudia Laurindo, o coletivo reúne autoras que escrevem com o corpo, com a memória e com a urgência de quem sabe que literatura é também território político.
