A Prefeitura de Palmeira dos Índios e a Polícia Civil de Alagoas descartaram nesta terça-feira (7) a suspeita de intoxicação por metanol de um homem de 22 anos, residente em Estrela de Alagoas, no interior de Estado, que havia sido internado em estado grave. O caso havia sido divulgado inicialmente na noite dessa segunda-feira (6), gerando preocupação nas redes sociais.

Segundo autoridades municipais e policiais, os sintomas apresentados pelo paciente não têm relação com ingestão de substância tóxica. O homem segue internado em hospital da cidade, recebendo atendimento médico e sendo monitorado pelas equipes de saúde.

A Polícia Civil, por meio do delegado Marcos Porto, do 73º Distrito Policial (73ºDP) de Estrela de Alagoas, esclareceu que o paciente foi hospitalizado devido a uma crise grave de asma, e não por intoxicação química. Equipes da corporação visitaram o Hospital Regional de Palmeira dos Índios e a UPA de Estrela de Alagoas para confirmar a situação.

“A informação sobre intoxicação por metanol é falsa. O paciente apresenta histórico de asma e foi transferido para tratamento intensivo por complicações respiratórias”, afirmou o delegado. Ele reforçou ainda que a população deve evitar compartilhar notícias sem confirmação. “Tranquilizamos os moradores da cidade e de todo o estado: não há risco de contaminação por metanol neste caso”, completou Marcos Porto.

A administração municipal também destacou que não há registros de intoxicação por metanol e que as ações de vigilância seguem em alerta permanente para garantir a segurança da população.

Veja a nota da Prefeitura de Palmeira dos Índios na íntegra:

“A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que não há registro de intoxicação por metanol no município.

De acordo com a secretária municipal de Saúde Zoé Duarte, o paciente, de 22 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na tarde do domingo (5) com quadro de crise asmática e queixa de tosse. “Após atendimento e administração de medicação, o paciente apresentou piora no quadro respiratório, sendo necessário a intubação e posterior transferência para o Hospital Santa Rita”, informou a secretária.

Zoé ressaltou ainda que o jovem não havia ingerido bebida alcoólica e que já tinha histórico de atendimento por sintomas semelhantes, o que descarta qualquer relação com intoxicação por metanol, e destacou: “A prefeitura reforçará as ações de vigilância e permanecerá em alerta permanente, em conjunto com os órgãos competentes, para assegurar a proteção e a segurança da população”, finalizou a secretária.”