Estudantes de escolas públicas do interior alagoano mostraram talento e dedicação na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Competindo com escolas particulares da capital, os alunos dos municípios de Canapi, Limoeiro de Anadia, União dos Palmares e Girau do Ponciano conquistaram medalhas em diferentes categorias e alguns vão representar Alagoas na etapa nacional, que reunirá as melhores equipes de todo o país.
A participação na OBR tem grande impacto na autoestima e no desenvolvimento das competências dos jovens. É o que destaca o professor Wecy Silva da Escola Municipal Dom João XXIII de Canapi que conquistou 1º Lugar na Modalidade Robótica Artística Nível 1. “Estamos vivendo algo inimaginável, pode parecer simples, mas para toda comunidade escolar isso significa muito, alunos, pais, professores, coordenadores. Estamos indo para etapa nacional com muita alegria, com muita responsabilidade e iremos nos preparar para que tudo aconteça da melhor forma possível”, destacou o professor.
Ainda de Canapi, foi classificada para a etapa nacional a equipe da Escola Municipal Ananete Cavalcante na modalidade Robótica Artística Nível 2. Além de estimular o raciocínio lógico e a criatividade, a competição reforça valores como cooperação, disciplina e superação de desafios.
O município de União dos Palmares conseguiu o 1º Lugar na Modalidade Resgate Nível 1 (Escola Municipal Padre Donald), classificada para participar da Nacional. E ainda levou premiação em duas categorias: Inovação (Escola Municipal Mário Gomes) e Melhor Design de Robô (Escola Municipal Maria Mariá). .
Para a aluna Viviane Santos, União dos Palmares, classificada para Nacional, a parte mais difícil da prova foi a programação, mas ela conta que a receber a medalha e ter superado os desafios com sua equipe compensou todo esforço. "Foi uma das melhores experiências que já tive na vida", conta Viviane.