O deputado estadual Antônio Albuquerque (Republicanos) protocolou e aprovou na Assembleia Legislativa de Alagoas um projeto de lei que propõe a nomeação da rodovia AL-102 Norte como Rodovia Desembargador José Agnaldo de Souza Araújo. A via conecta a capital Maceió ao município da Barra de Santo Antônio, no litoral norte do estado.

O projeto tem como objetivo homenagear a trajetória exemplar do desembargador José Agnaldo, que atuou com destaque no Poder Judiciário alagoano. Em sua justificativa, o parlamentar destaca os relevantes serviços prestados pelo magistrado, que exerceu funções nas comarcas de Batalha, Traipu, São Luís do Quitunde, Penedo e Maceió.

José Agnaldo ocupou cargos de grande relevância institucional, tendo sido presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas entre 1995 e 1996, além de presidir o Tribunal Regional Eleitoral em duas ocasiões: de 1985 a 1986 e de 1992 a 1994. Também esteve à frente da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (ESMAL) entre 1995 e 1996, contribuindo para a formação de novos juristas no estado.

“O desembargador José Agnaldo foi um magistrado íntegro, honrado, trabalhador, um homem probo que dedicou sua vida ao Poder Judiciário. Durante toda sua carreira, pautou sua conduta com muito trabalho, dedicação, esforço e abnegação”, afirmou o deputado Antônio Albuquerque.

O parlamentar ainda ressaltou a importância da homenagem: “José Agnaldo ocupou os maiores cargos do Judiciário alagoano, foi um grande jurista, professor de notável saber jurídico e prestou relevantes serviços ao nosso estado. Por isso, é justo e merecedor que prestemos essa homenagem.”

O desembargador José Agnaldo de Souza Araújo faleceu em 2021. É pai do desembargador Fábio José Bittencourt Araújo e do juiz Antônio José Bittencourt Araújo, dando continuidade à tradição jurídica da família.